A coordenação do Programa Especial para Graduação de Professores (PGP) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realiza, nesta sexta-feira (20), a partir das 8h, em Arapiraca, o 1º Encontro para Estudos Linguísticos – um momento de discussões teórico-metodológicas acerca da prática de análise linguística em sua relação com o conceito de gênero discursivo.
O evento está sendo organizado por Ismar Inácio Santos Filho, doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e terá como palestrante convidada a professora do IFPE/Belo Jardim, mestre em Linguística pela UFPE, Karla Daniele S. A. Gulart.
O 1º Encontro para Estudos Linguísticos será realizado no auditório do Campus da Ufal/Arapiraca, que tem capacidade para acomodar maior número de participantes no evento.
Na abertura dos trabalhos, a palestrante Karla Daniele Gulart vai abordar sua recente pesquisa: “A prática de análise linguística – estratégias de diálogo com os gêneros do discurso no livro didático”.
De acordo com Ismar Inácio, o encontro terá a participação de cerca de 200 graduandos do curso de Letras do PGP da Uneal. “Será uma oportunidade ímpar para os graduandos conversarem sobre metodologia do ensino de língua portuguesa, com base em conhecimentos científicos advindos dos atuais estudos em linguagem”, revelou.
A coordenadora do curso de Letras do PGP, professora-mestre Rosângela Nunes, disse que o objetivo do encontro é propiciar aos alunos uma reflexão sobre a prática do ensino de língua portuguesa, bem como ofertar atividades complementares à formação acadêmica.
Participarão do evento, os alunos do curso de Letras dos polos de Arapiraca, Viçosa, Delmiro Gouveia, Matriz do Camaragibe, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos.
A coordenadora-geral do PGP, Waléria Ferreira, adiantou que a primeira edição do Encontro para Estudos Linguísticos também servirá para que os graduandos de Letras possam trocar experiências acerca dos conhecimentos adquiridos e as práticas adotadas em sala de aula.
O evento contará, ainda, com a presença das professoras Sônia da Rocha, Adriana Paulino e Erivan Alves, e dos professores Almir Almeida e Reinaldo Rafael, docentes do curso de Letras, os quais participarão de mesas-redondas com discussões sobre metodologias para o ensino de língua portuguesa.
O PGP da Uneal foi implantado no ano de 2002, por meio de parceria entre o governo do Estado e 52 prefeituras alagoanas. O programa tem como finalidade a oferta de graduação em nível superior para professores que lecionam em escolas da rede pública de ensino no interior de Alagoas, mas ainda não possuíam diploma de nível superior da educação formal.
Nesse período, a Uneal já graduou 3.793 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em 49 municípios alagoanos e, desde 2007, com nova versão, está qualificando mais de 1.700 professores em 53 municípios.
Nessa nova etapa, o PGP atua em oito municípios-polos: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Delmiro Gouveia e Viçosa, com o repasse de conhecimentos nas áreas da Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas.