×

Alagoas

Solenidade homenageia primeira comarca de Alagoas em Marechal Deodoro

Autoridades durante descerramento da placa em Marechal Deodoro

A vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargadora Nelma Torres Padilha, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (20), a aposição de placa comemorativa em Marechal Deodoro, em alusão às comemorações dos 300 anos da presença da Justiça em Alagoas. O município foi sede da primeira comarca do estado, em 1712.

A solenidade aconteceu no Espaço Cultural da prefeitura de Marechal Deodoro, que também recebeu mais uma etapa das palestras sobre o Tricentenário da Justiça em Alagoas. Cerca de 200 alunos da escola municipal Professora Eleuza Galvão Rodes assistiram às palestras.

O coordenador das atividades comemorativas do Tricentenário, magistrado Claudemiro Avelino, palestrou sobre a história e administração do Judiciário alagoano. Ele explicou que em maio de 1712, o rei de Portugal escolheu Marechal Deodoro para receber o primeiro ouvidor geral por estar localizada entre Penedo e Porto Calvo, cidades mais importantes do Estado naquela época. “Marechal Deodoro é o berço do Judiciário alagoano”, completou o magistrado.

O juiz titular da Comarca de Marechal Deodoro, Léo Denisson Bezerra de Almeida, falou sobre “O papel do juiz e da sociedade no controle social” e destacou que é dever do magistrado ter uma postura justa e correta.

Na oportunidade, o magistrado Claudemiro Avelino divulgou o I Concurso de Fotografia do TJ/AL. Com tema “A Justiça sob as perspectivas social, histórica, didática e institucional”, o concurso tem o objetivo de fazer com que a sociedade reflita sobre o papel da Justiça no Brasil e em Alagoas e ao mesmo tempo incentivá-la a expressar, através das imagens, a percepção que possui sobre o Poder Judiciário.

Presenças

O evento contou ainda com a presença do desembargador aposentado Antônio Sapucaia, do juiz auxiliar da presidência Diógenes Tenório, da secretária especial da presidência Josete Pituba, do prefeito da cidade Cristiano Mateus, do vice-prefeito José Petrúcio Soares, do secretário de cultura Carlito Lima, do procurador do município Alfredo Machado e o presidente da Câmara de vereadores Abelardo Leopodino.