A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou estrutura para atender aos alagoanos que necessitem dos serviços de saúde pública do Estado durante o feriadão da Páscoa. Para isso, de quinta-feira até domingo, as unidades de saúde de urgência e emergência da Capital e do interior irão funcionar em regime de plantão.
A operação Páscoa foi montada pelo secretário de saúde, Herbert Motta, em conjunto com os gestores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maceió e Arapiraca, Unidade de Emergência do Agreste, Hospital Geral do Estado (HGE), Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Nestas unidades, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, pessoal de apoio e médicos irão atuar durante todo o feriadão.
O Samu Maceió irá funcionar com sua capacidade total, sendo disponibilizadas Unidades de Suporte Básico (USB) em localidades estratégicas de grande movimento como Barra de São Antônio, Marechal Deodoro, BR 104 – próximo de União dos Palmares, BR 101 Sul – próximo a São Miguel dos Campos.
As bases descentralizadas regionais também irão funcionar normalmente para atender às ocorrências de urgência e emergência localizadas em Viçosa, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, São Miguel dos Campos e Porto Calvo.
HGE e UE do Agreste – Na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, bem como no HGE, em Maceió, escalas de plantão foram montadas para garantir que nenhum alagoano fique sem atendimento de urgência e emergência. Nos ambulatórios Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Dayse Brêda e Noélia Lessa, na praça das Graças; Dom Miguel Fenelon Câmara, na Chã da Jaqueira e João Fireman, no Jacintinho; terão suas escalas reforçadas na Páscoa.
Hemoal – O Hemoal Maceió e Arapiraca irão funcionar em escala de plantão, a fim de liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde públicas de Alagoas. As duas unidades realizaram, nos últimos oito dias, campanhas para estabilizar o estoque.
Já no ambulatório de Hematologia, situado em prédio anexo ao Hemoal de Maceió, uma equipe multidisciplinar estará de plantão para atender aos hemofílicos que necessitem receber a proteína Fator VIII, indispensável para a coagulação do sangue.