×

Maceió

Semed inicia curso de formação de alfabetizadores e coordenadores

Alfabetizadores e coordenadores selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado participam, nas escolas Margarez Lacet e Tavares Bastos e na própria Semed, de uma formação inicial de 40 horas, que tem como objetivo discutir o funcionamento do programa e as temáticas desenvolvidas em sala de aula.

A gestora local do Programa Brasil Alfabetizado, Maria de Lurdes Bezerra Nunes, ressalta a importância da formação para os alfabetizadores e coordenadores do programa. “A formação é extremamente importante para os alfabetizadores, pois permitirá um maior conhecimento de como trabalhar a alfabetização de jovens e adultos numa sala de aula”, completa.

Maria de Lurdes explicou ainda que na formação constam sete eixos: constituição histórica do analfabetismo; formação política; alfabetização em linguagem; alfabetização em matemática; avaliação em planejamento; trabalho; além de lazer, cultura e meio ambiente.

“Os alfabetizadores terão o compromisso de participar da formação inicial e continuada, ministrar as aulas, além do acompanhamento dos alunos para as escolas que oferecem o Programa Educação de Jovens e Adultos”, afirma Maria de Lurdes.

O Programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Seu objetivo é o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, na perspectiva de garantir a continuidade dos estudos pelos alfabetizandos. Em Maceió, o curso tem duração de oito meses e conta com 350 alfabetizadores e coordenadores e cinco mil alunos que nunca frequentaram a sala de aula ou se afastaram dela há algum tempo.

De acordo com uma das coordenadoras do programa, Maria Margarete da Silva, a ideia básica é fazer com que os alfabetizadores trabalhem junto com os alunos os eixos temáticos aprendidos na formação. “Ao longo dos oito meses, temos um cronograma de visitas aos locais onde são ministradas as aulas para ver como anda o processo de ensinamento, além de outras formações com os alfabetizadores”, afirma.

A parceria entre Programa Brasil Alfabetizado e Semed existe desde 2007 e tem como principal finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos. O município recebe apoio técnico na implementação de ações do programa, procurando a garantia na continuidade dos estudos aos alfabetizandos.