×

Maceió

Semas faz apresentação de projetos sociais

A Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou a apresentação dos projetos “Não Dê Esmolas, Promova Cidadania”; “Estacionamento Cidadão” e “Imposto Responsável”. Esses projetos foram desenvolvidos pela Comissão Permanente de Elaboração de Projetos da Semas.

Durante a abertura do evento, foi realizada uma apresentação teatral das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), núcleo Jacintinho, que emocionou e conscientizou os presentes a não dar esmolas. A apresentação dos projetos foi realizada no Maceió Mar Hotel, localizado na Ponta Verde.

A campanha “Não Dê esmolas, Promova Cidadania” tem como principais objetivos despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas – que gera efeitos como evasão escolar, prostituição, exploração e violência contra crianças e adolescentes – e gerar ações que promovam o resgate da dignidade das pessoas que hoje vivem da mendicância.

O projeto Estacionamento Cidadão vai inserir 30 famílias de moradores de rua no trabalho formal. Serão criados dois estacionamentos, um no Jaraguá e outro no Stella Mares, para que essas pessoas possam obter sua própria renda. A triagem dos que vão trabalhar no estacionamento será feita pelos técnicos do Projeto Guardião da Cidadania, que irão também fazer o monitoramento, treinamento e assessoria dessas pessoas.

O “Imposto Responsável” é uma campanha de sensibilização e incentivo à população de Maceió para a doação de um percentual deduzido da sua contribuição do imposto de renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA).

“A Semas está procurando divulgar os projetos sociais para a população. É muito importante ouvirmos a sociedade que vai ser beneficiada por esses projetos”, destacou a diretora de Proteção Social Especial, Elisângela Melo.

Segundo o secretário Francisco Araújo, o compromisso da Semas é tirar do papel esses projetos e levar os serviços para aqueles que mais precisam. “Estamos trabalhando para gerar uma política de emprego e renda para população em vulnerabilidade social. Como também incentivamos que ao invés da esmola, a população maceioense invista em instituições que trabalhem com crianças e adolescentes, ou no FMDCA”, salientou.