×

Sergipe

Sema realiza curso de Gestão de Resíduos Sólidos na capital

Os problemas ambientais muitas vezes decorrem do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, contém instrumentos importantes para a prevenção e a redução na geração de resíduos. Em Aracaju, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), promoveu, para os servidores do órgão, na manhã de ontem, 11, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), um curso de Gestão de Resíduos Sólidos – Aspectos legais e Tipologia Residual, ministrado pelo coordenador de Saneamento Ambiental da Sema, Américo Azevedo de Souza.

Segundo o coordenador, o curso teve por objetivo promover uma discussão com os servidores acerca do tema e ao mesmo tempo qualificá-los cientificamente. O curso foi divido inicialmente em duas etapas: aspectos legais, abordando a legislação Federal, Estadual, Municipal e a Tipologia Residual, referente às normas técnicas da ABNT. Paralelamente também foram abordadas as normas acerca do descarte regular de resíduos sólidos, juntamente à legislação.

O coordenador propôs uma abordagem técnico-científica, para que os aspectos elaborados no texto fossem trabalhados com os servidores, fortalecendo a visão de uma gestão interdisciplinar. Ele também trabalhou com algumas obras de autores da área jurídica, que possuem experiência na questão de resíduos sólidos, correlacionando os aspectos mais importantes em cada lei.

“Os servidores tiveram uma parte muito dinâmica, apesar do curto tempo, conseguimos promover e provocar discussões, esclarecendo as dúvidas sobre as próprias ações realizadas durante o dia a dia nas ações que competem à Secretaria”, ressaltou Américo.

Para o analista ambiental, lotado no setor de Educação Ambiental, Cleverton Costa, o curso teve suma importância para agregar informações. “Nós, da Educação Ambiental, temos o dever de estimular atitudes, mudanças de práticas, de informar a população pelos mais diversos meios, pelos vários tipos de mídia, de técnicas de comunicação e de vários ambientes, como dentro das salas de aula, fora delas e no ambiente de trabalho. A importância do curso é justamente agregar mais informação e conteúdo para disseminarmos conhecimento e trocar experiências para compreensão de toda gestão”.