A Região Sul de Alagoas discutirá, na próxima quarta-feira (6), no auditório da prefeitura de São Miguel dos Campos, a partir das 8h30, a formalização do Consórcio Público da Gestão de Resíduos Sólidos que irá abranger os municípios de Penedo, Coruripe, São Miguel, Anadia, Barra de São Miguel, Piaçabuçu, Boca da Mata, Roteiro, Teotônio Vilela, Feliz Deserto, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Campo Alegre e Jequiá da Praia.
O encontro tem como foco formalizar com os gestores municipais o Consórcio da região, para que seja decidido que tipo de consórcio será aplicado e apresentar a minuta do Protocolo de Intenções para que os itens sejam aprovados. A mobilização dos municípios vem sendo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
O encontro é uma continuidade ao Plano de Gestão Integrada de dos Resíduos Sólidos, resultado de convênio firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Semarh, através da Lei Federal Nº 12.305 – 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.
O intuito para construção desses aterros refere-se ao termo em que até 2014 todos os lixões a céu aberto do país deverão ser transformados em aterro sanitário.
