×

Alagoas

Projeto Barriga Cheia de Ibateguara é exemplo para Alagoas

Convidados - Elizeu Rego e José Marinho conheceram como funciona o Barriga Cheia

Uma apresentação nesta quarta-feira (18) marcou o sucesso do Projeto Barriga Cheia, do município de Ibateguara, por meio do qual agricultores familiares vendem sua produção para uma indústria, que faz o processamento e a doação das refeições para 1,5 mil famílias carentes.

Apesar de ter o mesmo nome, o projeto da prefeitura é diferente do Barriga Cheia coordenado pelo governo do Estado em parceria com usinas de cana-de-açúcar e prefeituras da região canavieira. Neste caso, as usinas cedem algumas áreas no período de entressafra da cana para que agricultores plantem milho e feijão.

O projeto desenvolvido pela prefeitura de Ibateguara, na Zona da Mata, nasceu há cerca de um ano e há dois meses funciona a pleno vapor, com a produção dos agricultores familiares adquirida com recursos investidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), processada por uma indústria do próprio município e doada a famílias carentes.

Ao todo, estima-se que cerca de 7 mil pessoas em situação de insegurança alimentar são beneficiadas com uma refeição por dia mais a entrega de kits. A construção da indústria que recebe os alimentos teve o apoio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Segundo o secretário adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho, que participou da solenidade em comemoração ao sucesso do projeto, a comercialização é fundamental para o pequeno agricultor. “Um projeto como esse, que está dando certo, é um exemplo para Alagoas”, citou o secretário adjunto.

De acordo com a prefeita de Ibateguara, Eudócia Caldas, os agricultores do município terão mais um incentivo para que continuem produzindo. “A prefeitura vai adquirir 30% da produção de vocês, para incluir na merenda das escolas”, disse, diante de uma plateia formada por cerca de 300 agricultores.

Para o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rego, a parceria entre o governo do Estado, a Conab e as prefeituras desenvolve ações para que os agricultores consigam obter renda no campo, fazendo aquilo que sabem. “Sem renda, o agricultor não fica no campo. Para Ibateguara, a Conab já dispõe de R$ 180 mil, que serão liberados para as associações de agricultores, à medida que eles fornecerem os alimentos ao Projeto Barriga Cheia”, frisou Elizeu