×

Cultura

Professora da rede estadual lança livro de literatura infanto-juvenil

Neste sábado (1º) às 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a professora Benilda Melo Guimarães, educadora da rede pública estadual, lança mais um livro. A obra intitulada ‘A última gota d’água do Kabuletê’, teve origem um projeto desenvolvido em sala de aula durante os anos de 2008 e 2009. Trata-se de um livro de literatura infanto-juvenil.

Segundo a professora Benilda, esta publicação é fruto de um trabalho realizado com 16 crianças da rede municipal de ensino, em Maceió, na Escola Nosso Lar I, antigo Élio Lemos, no bairro da Levada. “Usei poesia, contos, trava línguas e contação de histórias para alfabetizar estas crianças. Utilizei a literatura para ensiná-los”, comentou.

A educadora revela que com o passar do tempo começou a criar a história do livro e contá-la para os meninos. “Dentro da história relatada para eles, hoje o conteúdo da obra, foi possível tratar da preservação do planeta terra e a água enquanto fonte de vida. Enfim, procurei despertar neles uma consciência coletiva traduzida por meio da personagem principal dentro dessa narrativa”, esclarece.

Benilda confessa, ainda, que na história existem três grandes vilões que são a especulação, o desmatamento e a poluição. “Durante o lançamento do livro haverá uma exposição de bonecos artesanais, os personagens do livro, que foram confeccionados por mim graças à orientação do artesão Alex Lima”, frisou.

Autora — A primeira publicação de Benilda foi lançada em 1996, em parceria com outros professores da rede estadual, e se trata de uma Proposta Curricular de Matemática em nível de Estado. Já a segunda, data de 2006 e é intitulada “Os Sinais de Mikka” (livro de Contos). Ela também lançou “As Rugas do Papel” (Romance). Agora, ela lança “A última gota d’água do Kabuletê” pela Editora Q — Gráfica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Enviar por e-mailImprimirDownload PDF