×

Penedo

Paciente peregrina há cinco meses em busca de exame em Penedo

Lenira teve o primeiro resultado trocado

A peregrinação da senhora Lenira Pereira Nunes, de 38 anos, já dura cinco meses, em busca de um exame de ultrassom em Penedo. De acordo com as informações repassadas pela paciente, ela se submeteu a outros exames como sangue e urina, mas, o que lhe foi requerido pelo médico para diagnosticar inclusive se ela estava grávida até hoje não foi possível realizar.

“Eu já passei pelo processo de ultrassom há uns três meses atrás, mas, quando recebi meu exame e fui conferir o nome, notei que não era o meu e sim de uma pessoa chamada “Sirleide”, que residente na Rua do Fogo, no Bairro Santo Antonio, local muito distante do lugar onde moro”, relatou Lenira que reside no povoado Campo Redondo.

A paciente diz que foi atendida por uma “enfermeira” identificada como Marta que segunda ela desempenha suas funções no posto de Saúde do Sesi que agora além de atender a comunidade do povoado Campo Redondo, também atende aos munícipes residentes no Bairro Santa Isabel, uma vez que o posto de saúde do bairro foi fechado para reforma e até agora não voltou a atender a população.

“Às vezes quando eu chego ao posto de saúde e digo que sinto alguma coisa mexer em minha barriga, tenho medo e peço que resolvam o meu problema, pois, se não estou grávida tenho que tratar o mal que pode ser identificado em mim. Não podem dizer que sou uma doida e ficaram rindo quando eu deixo o posto de saúde”, diz Lenira.

Ela afirmou que quando procurou o posto jun to com o marido para entregar o resultado do exame que recebeu trocado, a atendente recebeu rapidamente , grampeou novamente e colocou dentro de uma gaveta. Quando questionou sobre o seu resultado que deveria está lá, já que recebeu o de outra pessoa, a informação repassada foi a de que o monitor pifou e não foi possível ter o resultado do seu exame.

Outras denúncias tem ocorrido de forma constante, envolvendo desde a falta de medicamentos nos postos de saúde até a ausência de médico e anestesista na Unidade de Emergência Antonio de Jesus, nos finais de semana, mesmo com a manutenção do sobreaviso. Os problemas que penalizam cada vez mais aqueles que são desprovidos de recursos e deveriam ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde, gerido em Penedo pela Prefeitura Municipal, já levou o secretário Eduardo Regueira a comunicar extra-oficialmente o seu afastamento da Secretaria Municipal de Saúde. Se confirmado o afastamento de Regueira, um novo secretário deve ser nomeado nos próximos dias.