×

Cultura

Oficina com estilistas francesas capacita rendeiras de Alagoas

Arte alagoana deve ganhar o mundo pelas mãos das estilistas francesas

A arte do filé das rendeiras das Alagoas volta a ser destaque, ao despertar novamente o interesse internacional. Isso porque oito estudantes estilistas francesas da alta costura aportam no estado, neste sábado (24), para trocar experiências por meio de oficinas e de convivência, visando à produção de uma coleção de vestuário e acessórios de moda.

A oficina contará com 30 rendeiras alagoanas — sendo 25 da cidade de Marechal Deodoro e cinco do Pontal da Barra — e vem sendo viabilizada desde abril deste ano com a articulação das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec); Secretaria do Orçamento e Planejamento (Seplan) e Secretaria de Cultura (Secult), além da parceria da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro. Um dos objetivos ainda da iniciativa é comemorar o ano da França no Brasil, celebrado este ano.

A oficina entre as estudantes francesas e as rendeiras alagoanas terá início no domingo (25), a partir das 14h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), localizado na cidade Marechal Deodoro.

“Essa oficina será coordenada pela estilista brasileira Márcia de Carvalho, que reside há mais de 20 anos na França e terá duração de 15 dias”, informa Vânia Amorim, diretora de design e artesanato da Sedec.

De acordo com Vânia, a oficina culminará com um desfile de apresentação ao público alagoano do trabalho desenvolvido nos 15 dias de intercâmbio. “Mas o melhor é que haverá também uma exposição de todo o trabalho que viajará a alguns estados do Brasil, e para a França, constituindo-se em uma grande oportunidade para abrir o mercado para as nossas rendeiras. Isso é maravilhoso”, destacou Vânia.

A iniciativa está inserida no Projeto Meias Orfãs, instituição ligada à estilista brasileira radicada na França Márcia de Carvalho, e que tem como matéria-prima o aproveitamento de resíduos ligados a tecidos e ao mundo da moda. “É outro aspecto interessante saber como as rendeiras das Alagoas se encaixarão nesse projeto Meias Órfãs”, completou a diretora.

Além do patrocínio das três secretarias de Estado; e da prefeitura de Marechal Deodoro; da Braskem; do Sebrae e do Ifal, a oficina conta ainda com o apoio de instituições como a Aliança Francesa, Norvinco, Fica frio e Etno Botânica.