×

Cultura

Oficina Artesanato Criativo expõe adereços folclóricos feitos de material reciclável

Peças exaltam cultura alagoana

Personagens do folclore alagoano ganham novas roupagens nas mãos das artesãs da oficina Artesanato Criativo do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte). O equipamento é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que há a quase dois anos funciona em pleno vapor, realiza até sexta-feira (20), no próprio Cenarte, uma exposição dos ilustres mestres da cultura, em comemoração ao Dia do Folclore (22).

O Guerreiro que tem a indumentária carregada de espelhos, miçangas, brilho, lantejoulas e cores, veste retalhos de chita e o chapéu tem fitilho e papel de jornal, além da estrutura de garrafa PET. O Bumba Meu Boi, outra figura representativa popular, feito de madeira, em forma de touro coberto com tecido bordado ou pintado, ganha base de caixas de papelão e pedaços de malha e fuxico na capa do bicho.

Nesta exposição especial, que fica no hall de entrada do Cenarte, os alunos capricharam nos adereços. Nela tem também miniaturas de alguns desses personagens do folclore feitos do caco do coco e ainda uma criação exclusiva da professora de Artes e pedagoga, Vânia Oliveira, coordenadora da oficina. “A gente aproveita tudo. Nada se perde. Os materiais recicláveis que usamos, achamos espalhados pela cidade”, conta a professora.

A Diana, mediadora dos cordões encarnados e azuis do profano pastoril, tem lugar de destaque na exposição. Uma boneca gigante, com 1.80m de altura, feita de jornais e revistas complementa a coleção de folguedos populares. “Nesta exposição até a base para colocar as obras de artes é uma porta de geladeira”, revela Vânia.

O Cenarte fica na rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió – vizinho à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioli. Informações pelo telefone (82) 3315-7871.