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Alagoas

MPE apura irregularidades na compra de merenda

Denúncia de irregularidades está sob investigação do promotor de justiça Jorge Bezerra

Após receber denúncias sobre falta de merenda em escolas da rede municipal de União dos Palmares, o promotor de Justiça Jorge Luiz Bezerra verificou a denúncia no depósito de merenda escolar da Secretaria Municial de Saúde. De acordo com a assessoria do MPE, o promotor de justiça constatou várias irregularidades e recomendou ao prefeito KIl de Freitas que anule a licitação da merenda escolar até dia 12.

O promotor Jorge Luiz Bezerra requisitou ainda os processos licitatórios, notas fiscais, recibos de pagamento e termos de entrega dos produtos e tomou o depoimento do pregoeiro Lucio José Oliveira Bezerra, responsável pela realização do leilão de compra dos alimentos. Durante o pregão presencial, a empresa vencedora foi a Laguna Distribuidora Ltda, com sede em Maceió, no valor de R$ 2,6 milhões.

Indícios de irregularidades no processo licitatório

Com base no exame dos documentos e no de depoimento do pregoeiro, o promotor disse que ficou visível indícios de irregularidades no processo licitatório. O integrante do MPE resaaltou ainda que não houve publicação do aviso de licitação no Diário Oficial da União, embora os recursos para o pagamento da merenda sejam locados pelo Fundo Nascional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além disso, há vários indícios de superfaturamento dos produtos adquiridos

Antes do depoimento do pregoeiro, o promotor de justiça esteve nos supermercados da cidade para comparar preços. “Confesso que fiquei estarrecido com a diferença verificada. Só para citar como exemplo, o supermercado Globo vende um quilo de açúcar da marca Pindorama pelo valor de R$1,45. Já o mesmo produto, da mesma marca, fornecido pela empresa Laguna foi vendido pelo exagerado valor de R$ 2,70. As mesmas disparidades ocorreram nos preços do feijão, charque, arroz, macarrão e nos demais itens pesquisados”, explicou Jorge Bezerra.