Um projeto de lei que ainda está em tramitação no Congresso Nacional e que visa impedir motociclistas de trafegarem com suas motos no corredor formado entre carros, ônibus e caminhões foi o motivo, hoje, de um protesto desta categoria. A mobilização aconteceu nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, sendo finalizado na Praça Centenário, no bairro do Farol.
A proposta, de autoria do deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA), determina que as motos passem a circular a uma distância mínima de 1,5 metro dos veículos. A notícia não agradou aos motociclistas, que usam as motos justamente para escapar do trânsito congestionado dos centros urbanos.
De acordo com o presidente da Federação de Motoclubes e Motogrupos de Alagoas (FMC/AL), Givanildo Lima (Cabidela), o protesto pretende mostrar à sociedade que isso aumentará ainda mais os congestionamentos e a quantidade de acidentes.
“O problema certamente é a falta de estrutura das grandes cidades em receber a quantidade de carros, caminhões, ônibus e motos que existem atualmente. Impedir as motos de trafegar entre os carros não resolverá o problema, ao invés disso, colocará instantaneamente milhares de motos paradas nas ruas”, frisou Cabidela.
