×

Alagoas

Ministro da Saúde elogia pioneirismo do Samu de Alagoas

Atendimento em Alagoas é referência para o país

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reconheceu esta semana na imprensa o pioneirismo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Alagoas. Com a expansão do Samu, o Estado será o primeiro no Brasil a contar com 100% de cobertura do serviço 192. No Brasil, apenas Alagoas, Acre, Goiás, Bahia e uma parte de Sergipe, o programa é operacionalizado pelo Estado.

Em artigo publicado na quinta-feira (25) na imprensa intitulado “Mais Samu para todos: mais agilidade nas urgências”, Temporão destaca o pioneirismo do Samu de Alagoas, inclusive pela iniciativa de utilizar o serviço (Samu Neonatal) como estratégia para reduzir a mortalidade infantil.

Para Temporão, o ano de 2010 é um momento importante para a consolidação de um novo padrão de atendimento de urgência e emergência na rede pública. O que se quer é fortalecer e integrar os serviços, agilizando e qualificando cada vez mais a atenção à população de acordo com suas reais necessidades. “O Samu deve chegar até o fim deste ano a praticamente todo o país, ação em que Alagoas é um dos Estados pioneiros”, reconheceu.

O ministro destacou o trabalho do Samu em todo o Brasil, que tem voltado suas ações não só para o atendimento de urgência e emergência. Ele lembrou que viaturas, helicópteros, ambulâncias e motolâncias estão sendo disponibilizadas para atuar nas ações de resgate.

Isso vai permitir colocar em funcionamento onze novas bases em Alagoas. Destas, sete já estão em funcionamento em União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar e Viçosa. Até dezembro, a previsão é garantir 23 novas bases, passando para 36, assegurando uma unidade a cada 30 km.