Milhares de pessoas acompanharam na tarde deste domingo, 09, a tradicional procissão do glorioso Bom Jesus dos Navegantes que acontece em Penedo há exatos 127 anos. O cortejo com a imagem do santo percorreu as principais ruas do centro da cidade e em seguida navegou pelo “Velho Chico” passando por Penedo e Sergipe.
Diversas lideranças políticas, como o senador Renan Calheiros, o vice-governador de Alagoas, Thomaz Nonô, o presidente do PMDB em Penedo, Ronaldo Lopes, o deputado federal Givaldo Carimbão, o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus e os ex-prefeitos Március Beltrão e Alexandre Toledo, estiveram presentes. Ao lado de Dom Valério Breda, o Prefeito Israel Saldanha demonstrou sua satisfação pela forma como o maior evento religioso de Penedo transcorreu.
A procissão foi tranquila tanto na parte terrestre como na fluvial. No entanto, o que mais se ouvia da comunidade católica presente era o porque das lanchas embarcarem com tão pouca gente.
“Eu sei que tem a questão da segurança. Eu entendo! Só não consigo entender porque em outros dias isso não acontece. A balsa geralmente transita com um peso enorme, cheia de caminhões e carros pesados e nada nunca aconteceu. Essa é uma questão a ser revista. É triste querer acompanhar o Bom Jesus dos Navegantes e não poder”, lamentou Maria das Dores, penedense que todos os anos participa das celebrações ao protetor dos navegantes.
Após a procissão fluvial foi realizada no palco montado próximo a igreja de Santa Cruz, uma missa campal em homenagem ao Bom Jesus, onde centenas de pessoas renovaram sua fé no protetor dos navegantes. A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Valério Breda.
O show do Padre Fábio Melo encerrou na noite deste domingo, 09, a 127ª edição da festa de Bom Jesus dos Navegantes.