Maceió vai sediar, entre os dias 10 e 13 de março, a 51ª edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac). O evento é a oportunidade que os secretários de Administração dos municípios têm para trocar ideias na área de gestão pública, com foco na parte administrativa.
Na avaliação do secretário de Administração de Maceió, Sérgio Vilella, a escolha da capital alagoana para sediar o 51º Fonac movimentará a cidade durante os dias de realização do evento, já que gestores públicos de todo o País virão a Alagoas.
Durante a 49ª edição do evento, realizada no ano passado em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) foi destaque na revista da Fonac com o projeto de Protocolo Unificado, implantado em todas as secretarias de Maceió.
A revista destacou que o novo sistema foi criado com base em recursos da chamada Web 2.0 e que visa facilitar o acesso e acompanhamento dos processos ingressados no protocolo municipal. “Ele [o sistema] foi desenvolvido pelos próprios profissionais que trabalham na Semarhp. Com isso, os custos com o projeto foram bastante diminuídos”, revela o secretário Sérgio Villela.
A unificação do protocolo foi desenvolvida também com tecnologias de baixo custo, baseada nas recomendações do governo federal para utilização de software livre na gestão pública.
