×

Meio Ambiente

Litoral alagoano tem oito trechos impróprios para banho

A análise compreendeu 54 pontos de Maragogi ao Pontal do Peba

Com previsão de sol para o feriadão, as praias do litoral alagoano devem ficar lotadas. A boa notícia é que 46 trechos analisados Instituto de Meio Ambiente (IMA) estão liberados para o banho de mar.

A análise foi realizada entre dos dias 8 e 9 deste mês e compreendeu 54 pontos de Maragogi ao Pontal do Peba. Após os levantamentos, técnicos do IMA constataram que seis trechos de praias de Maceió e dois do Litoral Norte estão impróprios para o banho.

Na capital alagoana os pontos inaptos estão localizados na Praia do Pontal da Barra, na Avenida Assis Chateaubriand ao norte do Detran, sul do emissário da BRASKEM e ao sul do emissário da CASAL; na Praia da Avenida, nas mediações da Rua Dias Cabral, Rua Barão de Anadia e Ponta Verde, na Avenida Álvaro Otacílio entre as Ruas General. Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto.

No Litoral Norte, a situação continua crítica no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, onde funciona o projeto Peixe-Boi, e na Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga.

As praias são consideradas próprias para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes fecais por 100 ml da amostra de água.

Para que um trecho seja considerado impróprio, a amostra colhida deve apresentar um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100 ml.