Passada a euforia do Carnaval, o maceioense retoma aos poucos as obrigações de inicio de ano. E uma delas é o pagamento do IPTU. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), já iniciou a distribuição dos carnês pelos Correios, para que o contribuinte não perca tempo para fazer o seu pagamento. No total, serão entregues 190.286 carnês em todos os 50 bairros do município de Maceió, sendo 181.153 de carnês prediais e 9.133 de carnês territoriais.
Os proprietários de imóveis sem débito com o município terão vantagem, caso venham a optar pelo pagamento à vista, sendo 20% o desconto para quem efetuar o pagamento até 26 de fevereiro e 10% para quem pagar até 31 de março.
Já os proprietários de imóveis com débito podem pagar à vista com desconto de 10% até 26 de fevereiro e de 5% até 31 de março. De acordo com a lei nº 5.256/02, os imóveis residenciais de padrão construtivo popular ou baixo, avaliados em até R$ 8.157, estarão isentos do pagamento do tributo.
Em relação ao calendário de pagamento, o coordenador de Cadastro Imobiliário da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), Paulo César Acioli, explica que, para quem optar pelo pagamento do IPTU de forma parcelada, as datas limites são: 31 de março, 30 de abril, 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro, 29 de outubro, 30 de novembro e 30 de dezembro.
Este ano, o valor do imposto foi realinhado em 4,16%, percentual correspondente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro de 2008 e outubro de 2009, aplicado para repor as perdas inflacionárias. O percentual é menor do que o aplicado em 2009, que foi de 6,14%.
O contribuinte também pode imprimir os boletos no site www.smf.maceio.al.gov.br, ou nos postos do shoppings Farol, Miramar e no JÁ Mangabeiras.
