×

Cultura

Instituições de Penedo lembram com festa o centenário de Luiz Gonzaga

Escola Sonho Encantado homenageou o ?Rei do Baião?

O centenário de Luiz Gonzaga, conhecido carinhosamente com o “Rei do Baião”, está sendo celebrado por diversas instituições da cidade de Penedo, que por entenderem a importância da data programaram uma programação especial para festejar o aniversário de 100 anos, caso estivesse vivo, do homem que levou a cultura nordestina para todo o país.

Na tarde desta quinta-feira, 21 de junho, foi a vez da Escola Sonho Encantado prestar sua homenagem a Luiz Gonzaga. O evento foi aberto pelo diretor pedagógico da escola, o professor Douglas Rocha, que em sua fala explicou aos pais e alunos o porquê de se homenagear Luiz Gonzaga, bem como a importância das festividades juninas.

Em seguida, a professora Ana Angélica apresentou a bibliografia do “Rei do Baião”, mostrando os principais acontecimentos que marcaram a vida do artista. Posteriormente, o aluno identificado apenas como Itauã, caracterizado como Luiz Gonzaga, mostrou aos presentes um pouco das canções e a forma autêntica e simples de se vestir do “mestre da sanfona”.

O encerramento da festa foi marcado por diversas apresentações culturais, onde os pequenos alunos mostraram que de dança eles entendem muito bem. O público ainda pôde degustar deliciosas comidas típicas preparadas pela comunidade escolar para abrilhantar ainda mais a festa junina.

Para o diretor Douglas Rocha, o evento teve o objetivo, entre outras coisas, de demonstrar o reconhecimento pelo legado cultural que o Brasil recebeu desse ilustre nordestino, renovando e estendendo o conhecimento de suas obras às gerações recentes e promover nos alunos o hábito da leitura e da reflexão sobre as narrativas literárias a eles designadas.

A festa foi realizada no salão paroquial da Igreja de São Francisco, localiza no bairro Dom Constantino, parte alta da cidade ribeirinha.