
As inscrições para o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, edição 2010, foram prorrogadas. ONGs, sindicatos, associações comunitárias, instituições de pesquisa privadas, instituições municipais e pessoas físicas podem se inscrever até o dia 17 de setembro, pela internet (no site www.mma.gov.br/premiochicomendes) ou via Sedex (Caixa Postal 10805 – CEP 70306-970, Brasília-DF).
Os primeiros colocados em cinco das seis categorias dividem a premiação de R$ 140 mil. A exceção é para a categoria Municípios, que recebe apenas um diploma. O concurso foi criado em 2002 para valorizar trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia Legal. É o reconhecimento da contribuição de seus realizadores ao processo de melhoria da qualidade ambiental.
Em sua nona edição, o Prêmio Chico Mendes vem contribuindo, ainda, para tornar conhecidas as iniciativas individuais e coletivas de preservação da floresta. Até 2009, contabilizou 580 inscrições, dando visibilidade a iniciativas muitas vezes desconhecidas para o público. A idéia é estimular pessoas, comunidades, ONGs, empresas e municípios a contribuir diretamente para a sustentabilidade.
O Departamento de Articulação de Ações da Amazônia, responsável pela realização do concurso, está promovendo neste mês, em comunidades na Amazônia, uma série de palestras informativas sobre a importância do prêmio e como participar. Nos dias 16 e 17, o evento acontece no Amazonas e, no dia 18, em Roraima.
Informações e Regulamento
Coordenação da Comissão Organizadora do Prêmio Chico Mendes (Ministério do Meio Ambiente, SEPN 505, Bl. B, Ed. Marie Prendi Cruz, 2º andar, CEP: 70730-42, Brasília/DF)
E-mail: premiochicomendes@mma.gov.br
Telefone: (61) 2028 2093