×

Cultura

História da Academia Alagoana de Medicina é contada em livro

A história dos últimos 16 anos da Academia Alagoana de Medicina e, consequentemente, dos seus integrantes, estará disponível para toda a sociedade com o lançamento do livro “Academia Alagoana de Medicina – De 1994 a 2010”, que será lançado na próxima quarta-feira, dia 15, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro do Farol.

O compêndio, organizado pelas jornalistas Vanessa Alencar e Cláudia Galvão, a partir de depoimentos e relatos dos fundadores da academia, narra a história da entidade e de seus integrantes atuais, além de antecessores e patronos. Trata-se de um relato histórico, que pretende resgatar a importância dos fatos e da iniciativa dos seus fundadores e integrantes, que compõem e elite da medicina em Alagoas.

De acordo com o presidente da AAM, Ednaldo Francisco de Holanda Silva, o livro, cujo lançamento acontece às 19h30, resgata um pouco da breve história da Academia, hoje composta por 45 membros e 45 patronos, registrando as trajetórias de todos os imortais e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento da medicina em Alagoas.

Seguindo o modelo da mais antiga das entidades médicas, a Academia Nacional de Medicina, A AAM (que hoje integra a Federação Brasileira das Academias de Medicina) nasceu da ideia de um grupo de médicos formado por Antônio de Pádua, José Wanderley, José Costa Lima, Milton Hênio e Agatângelo Vasconcelos.

“Pretendemos, com o livro, dar nossa contribuição e reverência à memória da medicina em Alagoas e demonstrar o nosso agradecimento a cada acadêmico, membro titular, antecessor e patrono, pela excelência e pela inspiração”, afirmou Ednaldo Holanda, chamando a atenção também para o teor documental da publicação.

Em sua apresentação, o médico Milton Hênio Netto de Gouvêa, Presidente de Honra Vitalício da AAM, também resumiu o espírito do livro: “Procuramos homenagear os colegas que no passado se destacaram, como os patronos dessa Academia, e os que lutam nos dia de hoje por uma medicina ética e humanizada. Este livro será a lembrança de nossa passagem pela medicina de Alagoas para os que vierem depois”.

Na abertura da solenidade de lançamento, serão homenageados os presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D´Avila e da Federação Brasileira de Academias de Medicina, José Leite Saraiva.

Em seguida, o médico Milton Hênio irá discorrer sobre a história da AAM, que teve como Presidente de Honra Vitalício o saudoso IB Gatto Falcão. Para finalizar o evento, o médico Álvaro Antônio Machado, membro da AAM e secretário de Estado do Gabinete Civil, fará a apresentação do livro.

Serviço:

Coquetel de Lançamento do livro

“Academia Alagoana de Medicina – De 1994 a 2010”

Data: 15 de junho (quarta-feira), às 19h30

Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal) – Rua Fausto Correia Wanderley, 90, Pinheiro.