O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) descentraliza, mais uma vez, suas ações de captação de doadores de sangue. Nesta quarta-feira (21), das 8h às 17h, a Unidade Móvel estará na sede da Faculdade de Maceió (Facima), situada no bairro Farol. A ação será realizada em parceria com os alunos da instituição de ensino e tem o propósito de incentivar a prática da doação voluntária para a comunidade acadêmica e a sociedade.
Para assegurar agilidade e garantir segurança a todo o processo de doação, uma equipe multidisciplinar do Hemoal estará de prontidão na Unidade Móvel. Com isso, os voluntários serão atendidos conforme a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que garante a utilização de material descartável para a realização da coleta de sangue.
Para se candidatar à doação de sangue se faz necessário estar em perfeito estado de saúde, ter no mínimo 18 anos de idade, 50 kg e portar um documento de identificação com foto. O candidato também não pode ter contraído hepatite após os dez anos, sífilis, Aids e doença de Chagas.
No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação e, para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Hemoal e Hemoar – Já para os voluntários que estão em Maceió, mas não podem comparecer à Facima, ou para àqueles que residem em Arapiraca, Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, as doações podem ser realizadas nas sedes do Hemoal e Hemoar sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h ao meio dia.
O Hemoal funciona ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche e o Hemoar está situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, Centro de Arapiraca.