×

Alagoas

Governo discute com Ministério da Justiça Plano de Segurança à ser lançado no próximo dia 26

O governador Teotonio Vilela Filho reuniu-se nesta quarta-feira (20) com o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Estadual (GGI-E) no Salão de Conselhos do Palácio República dos Palmares. A reunião contou com a presença de integrantes de instituições e entidades que constituem o colegiado e da representante do Ministério da Justiça Cátia Emanuelle, que discutiu aspectos do Plano Nacional de Redução da Criminalidade Violenta.

A nova metodologia de enfrentamento à criminalidade envolve diversos programas e será lançada pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Ministério da Justiça, no próximo dia 26. O governador destacou o apoio das instituições representadas como fundamental para o sucesso das ações. “É um plano grande, complexo, ousado e que clama pela participação de todas as instituições, polícias e sociedade civil organizada. É muito importante que todo o Estado se engaje nesse processo”, defendeu Teotonio Vilela.

De acordo com Cátia Emanuelle, o plano de ações para o ano de 2012 em Alagoas envolve o fortalecimento da Perícia Forense e da Polícia Civil, por meio da capacitação funcional. Segundo ela, o objetivo é dar agilidade aos inquéritos e qualificar as investigações.

Também faz parte do plano a articulação com o Poder Judiciário, o policiamento ostensivo e de proximidade, o controle de armas e o fortalecimento das atividades nos bairros onde há maior índice de violência. “O plano não é nada mirabolante, nada de outro planeta, é apenas algo focado. Vamos trabalhar com base nos dados, em informações diárias; trabalhar sem ‘achismos'”, disse.

Catia Emanuelle disse que é fundamental a aperfeiçoar o sistema de informação para melhorar os resultados. Segundo ela, a Secretaria Nacional de Segurança Pública vai padronizar o sistema nos estados que aderirem ao plano.

Sobre a melhoria da comunicação nas polícias, Cátia disse que os policiais serão qualificados para usar a tecnologia e novos equipamentos. “Os policiais terão formação continuada, estarão sempre se capacitando para fazer o uso adequado das tecnologias. Não adianta comprar aparelhos caros se não tivermos quem saiba operá-los”, argumentou.

Para prevenir e evitar os acidentes de trânsito, haverá um trabalho integrado com a Polícia Rodoviária Federal e serão promovidas ações nos órgãos estaduais de trânsito. O plano prevê ainda um convênio com o Governo Federal, que vai destinar recursos para que o Estado mantenha a experiência exitosa do projeto Mulheres da Paz.

O projeto é focado no trabalho de enfrentamento ao crack desenvolvido por mães e lideranças femininas nas comunidades mais vulneráveis. “São ações com grande impacto e mobilização social. Alagoas obteve grandes resultados, por isso o Governo Federal vem aportando recursos para esse fim desde 2008 e a ideia é expandir essa experiência para outros estados”, ressaltou Cátia.

A reunião contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, que elogiou a atuação do Governo, pela demonstração de coragem em buscar apoio da União para reduzir a criminalidade no Estado e reafirmou apoio à execução do plano. “O Governo do Estado reconheceu que a segurança pública está enferma e foi em busca de soluções. Pode contar com o Ministério Público, que estará completamente engajado nesse processo. Vamos sanar esse problema junto com os governos”.

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, ratificou apoio ao Poder Executivo para implantação do plano. “Estamos prontos para apoiar o Poder Executivo no que for necessário ao êxito do Plano Nacional de Segurança”, reforçou o desembargador, que coordenou a segunda parte da reunião.