×

Alagoas

Governo de Alagoas anuncia investimentos na saúde

O Governo de Alagoas informou através de sua Secretaria de Comunicação Social, nesta quarta-feira (31), que as obras de reparos e adequação do Hospital do Sertão Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, estão bem adiantadas. De acordo com as informações a unidade irá beneficiar os moradores de 28 cidades da região com o atendimento de urgência e emergência.

O trabalho faz parte de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Santana do Ipanema. Durante esta semana, o secretário da Saúde, Herbert Motta; a prefeita Renilde Bulhões; a secretária municipal de Saúde, Izabel Barros; técnicos e engenheiros estiveram na unidade para acompanhar o andamento das obras e a etapa de montagem de equipamentos.

De acordo com o termo de compromisso estabelecido pelo Estado e o município de Santana do Ipanema, publicado no Diário Oficial, a previsão de abertura do Clodolfo Rodrigues é para este semestre. Herbert Motta explicou que o hospital tem capacidade para 165 leitos, mas nessa primeira etapa deve funcionar com 102 leitos, contemplando Unidade de Terapia Intensiva, centros cirúrgico e obstétrico, pronto atendimento, clínica médica e pediátrica.

Ainda ressaltando os investimentos feitos na saúde pública, o governo informou que sessenta municípios do Agreste e do Baixo São Francisco serão beneficiados com a ampliação da Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, que terá triplicada sua capacidade de atendimento. O projeto, orçado em mais de 12 milhões de reais provenientes da União e do Estado, vai permitir ampliar o número de leitos na unidade de 38 para 120.

A obra, iniciada há cerca de duas semanas, está prevista para ser concluída em 10 meses. Nesta etapa, os profissionais estão realizando a preparação dos almoxarifados e alojamentos para iniciar a fundação e alvenaria. O secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, afirmou que, mensalmente, são atendidas mais de 40 mil pessoas. Ele explicou que após a ampliação, a unidade poderá salvar ainda mais vidas, com maior agilidade e eficiência, uma vez que os profissionais de saúde terão à disposição uma estrutura ainda mais moderna para desenvolver suas atividades.