A Secretaria Especial da Paz (Sepaz) lançou nesta segunda-feira (1º), no auditório do Cesmac, o projeto Agentes da Paz. A iniciativa é direcionada à cacitação de lideranças comunitárias e integrantes da sociedade, através de um curso que será ministrado por seis instrutores para disseminação e promoção da cultura de paz.
Na abertura dos trabalhos, o secretário da Paz, Jardel Aderico, destacou a importância do engajamento da sociedade nas ações de disseminação da paz e pela reversão dos índices de violência nas comunidades. “Esta ação é o primeiro passo desta parceria entre o Governo e a sociedade. Não adianta só a polícia coibir a violência, se a sociedade não se engajar com o propósito de reduzir os índices e as agressões que encontramos no dia-a-dia das comunidades”, comentou Aderico.
O secretário reforçou a força do trabalho de cada um na comunidade em que vive como agente das ações de paz. “O fundamental deste projeto é que cada um se torne multiplicador e volte para apresentar os conhecimentos adquiridos às crianças, jovens e idosos de sua comunidade”, alertou Aderico.
O líder comunitário Valdomiro Pontes, do Clima Bom, reforça a identificação dos agentes com suas comunidade na difusão da paz. “É importante estar inserido na comunidade para tentar reverter o quadro da violência. Esta é a primeira Secretatia da Paz do Brasil e esta ação me chamou a atenção pela proposta. Vou absorver o que estou aprendendo e passar para as famílias do Clima Bom”, informou.
O projeto, que inicialmente é direcionado a cerca de 250 pessoas, será desenvolvido até o dia 12 deste mês no próprio Cesmac. Após a formação, os agentes vão repassar o que aprenderam para suas comunidades, ampliando a rede de conhecimento para mais de 12 mil pessoas até o final do ano.
