Mais um episódio trágico para a ginástica artística. Nesta quarta-feira, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) confirmou a morte de um dos acrobatas do Cirque du Soleil, Oleksandr Zhurov, no último sábado. O ucraniano caiu de um aparelho durante um treino em Montreal, sede da companhia de circo.
De acordo com o canal de televisão canadense “Canwest News Service”, Zhurov sofreu o acidente enquanto fazia o “balanço russo”, um movimento no qual o acrobata é catapultado a uma altura de pouco mais de 9m.
O fundador do Cirque du Soleil Guy Labiterte afirmou que a morte do ginasta ucraniano, que havia se juntado a companhia há poucos meses, deixou todos os artistas de luto.
– Um incidente como esse nos lembra da coragem e determinação dos nossos acrobatas todos os dias. Eles são seres humanos excepcionais, que dividem seu talento conosco com grande generosidade – afirmou.
Esta foi a segunda morte de um ginasta em menos de uma semana. Nesta terça-feira, o russo Yury Ryazanov, medalhista de bronze no individual geral do Mundial de Londres, faleceu após sofrer um acidente de carro.