
Ginásio do Sesi interessa ao projeto de expansão da Ufal em Penedo
Um complexo esportivo subutilizado que interessa ao projeto de expansão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo. A possibilidade de uso do Ginásio do Sesi para a ampliação da estrutura e de cursos da universidade ficou praticamente acertada nesta quinta-feira, 26, quando a reitora Ana Dayse Dorea e o prefeito Israel Saldanha visitaram o complexo esportivo onde a Ufal pretende ofertar Educação Física.
O complexo esportivo adquirido em 2009 pela prefeitura dispõe de quadra poliesportiva coberta, vestiários, piscinas, pista de atletismo e campo de futebol. No mesmo espaço, há salas para aulas e posto de saúde. Parte dessa estrutura continuará servindo à população em geral porque a negociação entre universidade e prefeitura prevê uso compartilhado de setores do Ginásio do Sesi.
Negócio praticamente fechado
“Acredito que hoje batemos o martelo”, declarou otimista o coordenador da unidade Ufal Penedo, o professor e mestre Sérgio Onofre, durante reunião do Rotary Club de Penedo, encontro realizado na noite de ontem (quinta, 26).
Convidado para expor os projetos que a universidade planeja para Penedo, que pode se tornar sede da Universidade do Baixo São Francisco com o avanço do processo de interiorização do ensino público de nível superior em Alagoas, Sérgio Onofre explicou como surgiu a opção pelo Ginásio do Sesi.
Prédios atuais não comportam expansão
A impossibilidade de ampliação do espaço físico dos prédios atuais da Ufal em Penedo (a antiga Escola de Pesca, localizada à margem da Avenida Mário Freire Leahy, e o Sobrado dos Lessa, imóveis reformados onde acontecem parte das atividades dos cursos de Turismo e Engenharia de Pesca) gerou a procura por local com área disponível para o que se pretende fazer da universidade na região.
O interesse adquirir um terreno situado próximo ao Ginásio do Sesi acabou com a proposta do dono, R$ 100 mil, quantia supervalorizada, conforme avaliação da reitoria. Surgiu então a proposta de compra de parte da Fazenda Laranjeiras, propriedade que pertence ao Grupo Toledo com área de 487 hectares, situada por trás da Brasnorte e que se estende praticamente até a margem do rio São Francisco.
Trinta hectares da fazenda já atenderiam as pretensões da universidade, mas seria necessário erguer toda a estrutura, investimento que depende de disponibilidade de verbas da União.
Como parte da estrutura do Sesi está ociosa e os custos para a manutenção da estrutura são altos, a prefeitura sugeriu o compartilhamento de uso do complexo esportivo. A universidade também avalia a possibilidade de aquisição de área próxima para construção de instalações que o ginásio não dispõe.