A Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds) reafirma que vai adotar medidas rigorosas na elucidação do crime no qual foi vitimado o advogado, agropecuarista e vereador por Piaçabuçu, Antônio César (PSDB), 61 anos. ‘Canvanvão’ como também era conhecido, foi morto a tiros em uma emboscada na rodovia AL-101 Sul, próximo ao município de Jequiá da Praia.
Nos próximos dias, o secretário da Defesa Social, Diógenes Tenório, irá se reunir com o procurador geral de Justiça, Sérgio Juca, com representantes do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público do Estado (MPE/AL) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O encontro busca unir forças para que os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis pelo crime contra o vereador, presos.
Encontro com o governador
Na última quinta-feira (11), o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) se reuniu com o secretário Diógenes Tenório. No encontro, o chefe do Executivo estadual prestou total apoio para que a Defesa Social e as polícias desempenhem seu papel com transparência junto aos demais órgãos, buscando investigar, elucidar e punir os criminosos.
“O nosso governo é intransigente com qualquer tipo de crime, principalmente os de mando, que foram sistematicamente combatidos nos últimos anos. A apuração está sendo rigorosa e a elucidação será célere. Nosso secretário está diretamente empenhado na operação e em breve vamos apresentar o resultado”, enfatizou o governador.
De acordo com o secretário Diógenes Tenório todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para punir severamente aqueles que tiverem envolvimento com a conduta criminal.
“A investigação já está em andamento, sob a responsabilidade do delegado especial Leonan Pinheiro Rodrigues. Estamos trabalhando de forma integrada e rigorosa para que esse crime não fique impune”, afirma o secretário.
A execução
Antônio César (PSDB), 61 anos, seguia sentido Piaçabuçu, em sua pick-up Nissan Frontier de cor branca e placa ORK-3635, quando emboscada pelos criminosos que efetuaram vários disparos de arma de fogo, inclusive de grosso calibre e pistola. A vítima perdeu o controle do veículo, vindo o despencar em um barrando. Ele morreu na cena do crime, que aconteceu por volta das 13h30min, nas proximidades do povoado Lagoa Azeda, distrito de pesca pertencente ao município de Jequiá da Praia.