
A fuga registrada na Delegacia de Penedo no início da noite desta sexta-feira(26), a terceira de 2010 na unidade de detenção, foi a mais tumultuada nos últimos anos, quando somadas resultam num total de onze, sendo nove em 2009 e mais três esse ano. O fato que ainda mais lamentou a fuga dos presos desta vez, foi a morte do detento Edilson dos Santos, vulgo bicudo, que após ser baleado durante a fuga e ser submetido a uma cirurgia de urgência no Hospital Regional de Penedo, não resistiu e morreu na madrugada deste sábado.
Bicudo já havia fugido da delegacia uma vez e terminou sendo recapturado no próprio município de Penedo. Ele foi preso a primeira vez na rampa de acesso as balsas, na orla ribeirinha, acusado de tentativa de estupro nas imediações do Raimundinho, localizado no centro da cidade. O crime não chegou a ser confirmado pelas autoridades, no entanto, desde sua prisão, o acusado cumpria a detenção na espera de uma decisão judicial.
Durante a tentativa de fuga, Edilson dos Santos foi baleado no pé e nas costas, esperando cerca de vinte e cinco minutos pelo socorro. Uma Unidade de Resgate do 6º Grupamento Militar do Corpo de Bombeiros se dirigiu ao local e efetuou o encaminhamento do detento ferido à Unidade de Emergência Antonio de Jesus, onde recebeu os primeiros atendimentos e urgentemente foi transferido para o Hospital Regional de Penedo onde foi submetido a uma cirurgia de urgência.
As informações prestadas pela policia civil que durante a fuga dos presos estava sob o plantão de Porto Real do Colégio que tem a titularidade do delegado Emanoel David, tornou público que dez elementos fugiram da delegacia, sendo recapturados dois deles, identificados por José Carlos Xavier e Ricardo da Conceição, vulgo Ita, que já teria sido inclusive reconduzido à delegacia na madrugada de quinta-feira (25), quando foi recapturado em Pindorama, município de Coruripe.