A integração entre França e Brasil foi além do intercâmbio. A inauguração da Queijaria Mãe Natureza, no Assentamento Nossa Senhora da Glória, no dia 06 de novembro, conseguiu comprovar isso. A parceria que começou no 1° Fórum Social Mundial (2001), sediado na cidade de Porto Alegre, teve sua concretização no ano em que Brasil e França celebram a troca de experiências. Durante o período de oito anos, representantes das duas nacionalidades viajaram e descobriram realidades muito semelhantes. Com tecnologia francesa e investimentos dos dois países, produtores de leite locais inauguraram a primeira indústria localizada em um assentamento.
Com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Movimento dos Sem Terra (MST), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e das Organizações Não Governamentais (ONG) Holos e Soleil, seis famílias podem agora produzir queijos e iogurtes em larga escala.
A cidade de Genest St Isle, no Oeste da França, e os municípios de Herval e Pedras Altas (RS), participaram conjuntamente. Nicole Bouillon, prefeita do município francês se diz honrada em ter recebido agricultores brasileiros em sua cidade e mais ainda por ter sido tão bem recebida no Brasil. “Estou muito orgulhosa e contente de ter sido acolhida aqui, sobretudo no Ano da França no Brasil”, declara Bouillon. “Viemos aqui para olhar o produto do nosso irmanamento, que com certeza permanecerá”, completa.
Jean Yves Griot, presidente da Associação “Solidariedade, Intercâmbio Aqui e lá” (Soleil) e também produtor de leite do Oeste francês observa que o intuito deste trabalho é gerar oportunidades e dar exemplo para outras famílias. “Admiro a força dos brasileiros e a capacidade que se tem em pensar no bem do próximo”, comenta.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, também presente no evento, destaca a importância desta experiência. “Agregamos valores aos assentamentos e mostramos que a cooperação entre dois países pode melhorar muito a vida das pessoas”, destaca Cassel.
Para Didier Boursier, presidente da Holos, a inauguração da queijaria simboliza a construção e o sucesso de programas sociais no Brasil. “O Brasil é um país do futuro e nós (franceses) temos muito a aprender com um país tão rico e formidável como o de vocês”, observa.
Com perspectiva de continuar colaborando com atividades sociais no Brasil o grupo de dez franceses apontou o apoio ao ensino fundamental em assentamentos, como o próximo projeto. De acordo com Bouillon, o acesso à internet e ao estudo ajudará a melhorar a vida no campo. Para que esta parceria continue uma escola de Genest St Isle e outra de Pedras Altas já estão se correspondendo através de cartas.
A comemoração em solo brasileiro terminou com um prato típico do Rio Grande do Sul, um grande churrasco campeiro que deixou os franceses com água na boca e plenamente satisfeitos: “Maravilhoso”, elogiou Griot.
Os patrocinadores do Ano da França no Brasil (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:
Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.
Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro, SESC.
Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, République Française, TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil.