×

Esporte

Fórmula Um terá nova pontuação para 2010

A FIA deverá homologar nas próximos horas, o novo sistema pontuação, que passará a vigorar já nessa temporada. Além do sistema de pontuação, mudanças também acontecerão em relação aos jogos de pneus.

Conforme proposta apresentada no ano passado, os pontos serão distribuídos para os dez primeiros colocados de cada corrida (nas últimas temporadas, eram os oito primeiros). O primeiro colocado receberá 25 pontos, o segundo, 18, o terceiro, 15, o quarto, 12, o quinto, dez, o sexto, oito, o sétimo, seis, o oitavo, quatro, o nono, dois, e o décimo, um ponto.

Em relação aos pneus, o número de jogos para pista seca será reduzido de 14 para 11 por carro, e, para incentivar os treinos livres das sextas-feiras, cada piloto deverá devolver um jogo ao final da primeira sessão e dois ao final da segunda.

A aprovação dessas mudanças acontecerá por parte do Conselho Mundial do Esporte a Motor e deverá acontecer, no máximo, até amanhã.