×

Penedo

Faixa ocupa irregularmente área tombada do centro histórico de Penedo

Faixa permanecia até a manhã desta segunda(09)

Desde a última semana que a Prefeitura de Penedo vem esquecendo de cuidar do que ela mesma propôs aos munícipes e, contrariado sua própria decisão, coloca faixas numa área que para os outros não é permitido, promovendo uma confusão de entendimento e sugerindo a velha máxima do ‘faça o que eu digo e não faça o que eu faço’.

Ao lado do histórico prédio do asilo São José, localizado na Avenida Getúlio Vargas, umas das principais vias da cidade ribeirinha, uma faixa chama a atenção dos motoristas e transeuntes que passam pela avenida. A faixa que anuncia uma oficina de canto coral que acontecerá no Teatro Sete de Setembro foi colocada no último final de semana, substituindo uma outra que permanecia irregular no local.

Em contato com a secretaria de infraestrutura da Prefeitura de Penedo, nossa redação foi informada que a área continua sendo mantida sob os cuidados da gestão pública e que ainda nesta segunda-feira, 09, a faixa seria retirada pelo fato de não ter passado pelo controle legal que é feito pela referida secretaria. Apesar da medida anunciada, o patrimônio histórico de Penedo sofre com o descaso.

O centro histórico de Penedo tem sido alvo constante de desrespeito e agressões ao patrimônio que deveria ser zelado pela gestão pública municipal e fiscalizado de perto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Tanto o orgão federal como a prefeitura tem sido negligentes, abandonando trechos centenários como o entorno da Praça Barão do Penedo, área de tombamento rígido, onde dezenas de pedra sabão – resquícios da formação da cidade ribeirinha – estão se soltando e sendo furtadas,

Por determinação da secretaria de planejamento da Prefeitura de Penedo, há tempos o centro histórico da cidade tem sido mantido limpo sem que nenhuma faixa ou letreiro polua a área. No comércio, que também fica num limite de tombamento, a poluição sonora é controlada, sem ser permitido aos veículos que oferecem o serviço de propaganda ficarem parados na área histórica.