Pelas quartas de final da Eurocopa, Portugal passou pela República Tcheca por 1 x 0, graças ao gol de Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid foi determinante na classificação lusitana. Fez o gol da vitória, chutou duas bolas na trave e infernizou a defesa tcheca, sempre levando perigo ao gol defendido por Peter Cech.
Como detalhe, ao assinalar este gol, Cristiano Ronaldo se tornou o artilheiro da Eurocopa, com três gols, ao lado do alemão Mario Gomez (Alemanha), Mandzukic (Croácia) e Dzagoev (Rússia). O português, terá mais duas partidas pela frente, pois o selecionado luso está na semifinal e irá até o final da competição. Na próxima fase, os portugueses enfrentarão o vencedor do confronto entre Espanha e França, que jogarão no sábado.
O jogo teve o amplo domínio do selecionado luso. A maior prova disso é a estatística de finalizações. Enquanto Portugal chutou 22 vezes, a República Tcheca só o fez em duas ocasiões. O gol, todavia, surgiu numa jogada coletiva. João Moutinho fez uma linda jogada pela ponta direita e cruzou na área. Fechando em diagonal, CR7 deu a volta no marcador, apareceu livre e cabeceou para o chão, sem chances para Cech. Placar de 1 x 0 confirmado e classificação assegurada.