O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) será ampliado em Alagoas com a doação de 43 novas ambulâncias que serão doadas pelo governo federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 1º, aos prefeitos alagoanos pelo senador Renan Calheiros (PMDB), o coordenador nacional do Samu, Clésio Mello de Castro e o chefe de gabinete de Atenção à Saúde, Jones Martins, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Participou ainda da reunião, o vice-governador de Alagoas, José Wanderley (PMDB).
O Estado de Alagoas seria contemplado apenas com oito ambulâncias, mas através de gestões do senador Renan junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número foi ampliado para 43 ambulâncias, ou seja, 10% do primeiro lote que será entregue no mês de abril. Renan ressaltou que a distribuição das ambulâncias teve como base critérios técnicos definidos pela assessoria do Ministério da Saúde. “Não houve critérios políticos para essa distribuição”, frisou o senador, acrescentando que tentará junto ao governo federal para ampliar esse número no próximo lote, no mês de agosto.
“Temos que continuar trabalhando para melhorar a rede de saúde pública de Alagoas. Já conseguimos avanços com a habilitação do Hospital do Açúcar para tratar crianças com câncer, agora estamos trabalhando para viabilizar recursos ao Hospital Sanatório e precisamos colocar em funcionamento o quanto antes o hospital de Santana do Ipanema. Me empenhei para garantir os recursos visando sua construção e compra de equipamentos, mas precisamos colocá-lo em funcionamento”, afirmou Renan.
Investimento
O investimento do governo federal, segundo o coordenador nacional do Samu, Clésio Mello de Castro é de R$ 7 milhões com a compra dessas ambulâncias e equipamentos. Outros R$ 9 milhões por ano, segundo ele, serão destinados ao custeio do sistema, que inclui a contratação de pessoal especializado no tipo de serviço a ser oferecido pelos municípios aos seus cidadãos. Ele ressaltou também que não houve nenhum privilégio na escolha dos municípios e as regiões foram analisadas de acordo com a distância para os hospitais e demanda.
O empenho do senador Renan Calheiros em ampliar o número de ambulâncias destinadas a Alagoas neste primeiro momento foi destacado pelo chefe de gabinete de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Jones Martins. “O senador Renan, graças a seu prestígio conseguiu mais uma vez trazer um grande benefício a todo povo alagoano. Isso é fruto de seu trabalho em Brasília”, disse Jones Martins. Para o presidente da AMA, Luciano Barbosa, essa conquista é muito importante para população alagoana.
“O maior objetivo é salvar vidas, se essas unidades de saúde desempenhar um trabalho em conjunto, vamos conseguir diminuir o tempo de atendimento e aumentar os primeiros socorros. E quero aqui destacar o trabalho, mais uma vez do senador Renan Calheiros para trazer benefícios ao povo de Alagoas. Renan tem sido um grande parceiro de Alagoas e dos municípios, como sempre tem feito desde seu primeiro mandato de senador”, disse Luciano Barbosa, que em nome dos prefeitos alagoanos, parabenizou o senador pela iniciativa.
Municípios beneficiados
Neste primeiro lote serão contemplados os seguintes municípios alagoanos: Arapiraca, Atalaia, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Colônia Leopoldina, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Joaquim Gomes, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Marimbondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Murici, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Penedo, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.