Paciente no momento de exame
A coordenação geral dos distritos sanitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (17), a primeira reunião com representantes das unidades de saúde onde acontecerão ações relativas ao movimento popular internacional ‘Outubro Rosa’, voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O encontro será no auditório da SMS, a partir das 14h.
Segundo a coordenadora geral dos distritos sanitários, a assistente social Flávia Melro, em cada um dos oito distritos sanitários da capital acontecerão ações do Outubro Rosa. Durante todo o mês de outubro acontecerão palestras, roda de conversa com a população para tirar dúvidas sobre o câncer de mama, encaminhamento de mulheres na faixa etária para o exame da mamografia, entre outras práticas. “Mulheres na faixa etária para fazer a mamografia estarão usando a camiseta do movimento e todas as servidoras das unidades usarão o lacinho que representa o Outubro Rosa”, acrescenta Flávia.
O movimento
O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura do câncer de mama, realizada em Nova York e desde então é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades de outras cidades americanas começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
Hoje, em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo assim os riscos que aparecem nesta faixa etária.
