
Diocese de Penedo tenta ampliar segunda etapa de recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A Diocese de Penedo encaminha nesta quinta-feira, 19, solicitação à Secretaria Estadual de Cultura para readequar o projeto de recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a catedral diocesana. Além da substituição do forro e das instalações elétrica e hidráulica, dentre outros reparos, o pedido visa incluir nos serviços a restauração da pintura original das paredes internas da matriz, estruturas cobertas por painéis até então desconhecidos.
Orçada em R$ 618.822,25, a segunda etapa de reforma da catedral diocesana de Penedo teve sua planilha de custos alterada por conta da descoberta dos painéis. Trabalhos de prospecção nas paredes identificaram as camadas de tinta que podem ser originais. Do planejamento inicial, permanece a troca completa do forro que está com cerca de 80% de sua estrutura comprometida, segundo levantamento feito para a obra.
Também ficam mantidas as substituições das redes elétrica e hidráulica, das escadas de acessos às torres dos sinos, do ladrilho hidráulico (piso que forma um interessante mosaico), assoalhos do andar superior e reforma dos banheiros. Os trabalhos de reforma e de restauração no interior da catedral dão continuidade à recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário que já teve toda a sua cobertura reestruturada ao custo de R$ 231.162, 56, conforme prestação de contas divulgada pela Diocese de Penedo.