A pesquisa de satisfação dos usuários do Poder Judiciário alagoano revelou que 59% dos usuários de unidades do primeiro grau consideram o cumprimento de prazos processuais “bom” ou “ótimo”. Quanto ao tempo transcorrido para o julgamento, a aprovação foi de 45%. O presidente José Carlos Malta Marques destacou os esforços e avanços da Justiça nessa área.
“A questão da lentidão dos processos é própria do Judiciário brasileiro. Em Alagoas, já avançamos muito, graças ao trabalho efetivo dos nossos juízes no cumprimento das metas do CNJ, mesmo com as dificuldades que temos de baixo número de funcionários”, avaliou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas.
“Nosso juízes e juízas têm sido verdadeiros heróis” elogiou José Carlos Malta, lembrando o relatório “Justiça em Números” de 2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que indicou aumento da produtividade do Judiciário de Alagoas.
Virtualização e novos servidores aceleram processos
O presidente José Carlos Malta ressalta que a atual gestão tem priorizado medidas para aumentar a celeridade da prestação jurisdicional, como o já adiantado processo de virtualização das unidades.
“As decisões saem num período mais curto e é bom inclusive para o meio ambiente, porque economiza-se papel nas petições, despachos e julgamentos”, observou o desembargador. 72% das Varas do interior já estão virtualizadas e o objetivo é chegar a 100% até o fim do ano.
A nomeação de servidores concursados também tem contribuído para desafogar as unidades judiciárias. “Conseguimos nomear um número bastante considerável, mas ainda muito aquém das nossas necessidades. Tanto é assim, que já estamos iniciando os estudos para a realização de um novo concurso. Os que foram nomeados já deram um impacto considerável” ponderou José Carlos Malta.
A pesquisa
A Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP) concluiu o relatório da pesquisa de satisfação dos usuários do Poder Judiciário, que entrevistou 3.763 pessoas em dezembro de 2013. Os respondentes opinaram sobre diversos aspectos da qualidade do serviço prestado pela Justiça em Alagoas. As pessoas não precisaram se identificar.