Representantes da população de Penedo que integram os conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social participaram de atividade coordenada por servidores da Controladoria Geral da União em Alagoas, trabalho de orientação feito com apoio da Prefeitura de Penedo, por meio de sua Controladoria Geral.
Focada na importância do controle social, a iniciativa inédita em Penedo aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20, reunindo conselheiros e responsáveis pela atividade no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
A Controladora Geral da Prefeitura de Penedo, Paloma Tojal, agradeceu a participação dos conselheiros e conselheiras municipais, destacando a parceria com a CGU Alagoas, representada na atividade pelos servidores Sérgio Studart, Robson Perciano e Veríssimo Santos.
Controle Social
Após breves palestras sobre aspectos relacionados ao acompanhamento e a fiscalização de obra feita com recursos públicos, os conselheiros foram divididos em grupos para a visita ao Espaço Esportivo Comunitário (EEC), investimento viabilizado por meio do Novo PAC e em fase inicial de construção no Conjunto Marisa Letícia.
A prática da capacitação em controle social aconteceu no canteiro de obras onde o terreno doado pela Prefeitura de Penedo terá uma área pública de convívio social, com parque infantil, meia quadra, campo de futebol society com grama sintética e pista de caminhada no entorno do Espaço Esportivo Comunitário do tipo B.
“Essa é uma atividade muito importante, feita em parceria entre a Prefeitura de Penedo e a Controladoria Geral da União com foco em trabalhar o controle social, na transparência, trazer também o cidadão, os conselheiros municipais pela responsabilidade deles, como representantes da sociedade, auxiliando no acompanhamento da política pública que será entregue à população”, destaca Paloma Tojal.
No retorno ao auditório do Ifal Penedo, ficou decidido pela continuidade do trabalho conjunto com os conselheiros no acompanhamento à evolução dos serviços.
Secom – PMP


