O tenista brasileiro Tiago Fernandes, 17, que conquistou no sábado o título juvenil do Aberto da Austrália, subiu para a terceira colocação no ranking mundial da categoria.
Fernandes, que ocupava o 25º lugar na classificação de tenistas sub-18, aparece com os mesmos 977,5 pontos do francês Gianni Mina, vice-líder, que leva vantagem por ter resultados mais expressivos em torneios de primeiro escalão.
O líder do ranking juvenil é o sueco Daniel Berta, atual campeão de Roland Garros da categoria, que acumula 1.017,5 pontos.
O vencedor do Aberto da Austrália já aparece no ranking adulto. Fernandes somou nove pontos e ocupa no momento o 938º lugar na classificação da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Sua próxima competição será o qualifying do Torneio da Costa do Sauípe, o maior campeonato realizado em solo brasileiro.
A organização do evento chegou a oferecer um convite para a chave principal, mas Larri Passos, que atua como coordenador da equipe (o técnico é Marcos Barbosa, o Bocão), recusou e disse que ele precisa jogar o qualifying, que começa no próximo fim de semana.