
Espetáculo interativo Encontros, da Companhia dos Pés, aborda relações interpessoais
Após percorrer os municípios de Quebrangulo, Viçosa e Cajueiro, o espetáculo Encontros, da Cia. dos Pés, estreia em Maceió. A performance acontece nesta quarta feira (6) às 16h, no Calçadão do Comércio, no Centro. A produção foi contemplada em 2010 com o Edital – Prêmio de Incentivo à Produção e Circulação em Artes Cênicas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Numa abordagem intimista, o grupo de dança contemporânea Cia. Dos Pés traz questionamentos sobre o tempo e a relação que cada indivíduo tem para se relacionar com o outro na atualidade. A partir das tentativas de buscar no corpo e no movimento possíveis respostas para essas questões, surge o espetáculo Encontros.
Segundo a diretora da Companhia, Telma César, o grupo está com nova formação há um ano. Durante esse processo de conhecimento mútuo dos integrantes do grupo e da pesquisa sobre técnicas de movimentos de dança, surgiu a proposta do espetáculo. “As questões sobre como lidamos com o tempo a respeito do processo de construção do ‘ser’ e do ‘estar’ com o outro são levadas ao público para reflexão”, explica.
A Companhia dos Pés foi criada em 2000 na capital, sob direção de Telma César e conta atualmente com um elenco de seis pessoas. O grupo tem como principal intuito o desenvolvimento de processos investigativos para a produção de conhecimento em dança, sobretudo, na forma de espetáculos. As principais referências para o desenvolvimento desses processos são o Sistema Laban, técnicas de abordagem somática e as danças tradicionais e populares brasileiras.
Ainda de acordo com a diretora, com a proposta de trazer o teatro às ruas, pretende-se aproximar as pessoas para o interesse dessa forma de arte. “Essa proximidade é proposital para que não haja o distanciamento trazido pelo palco. O espetáculo sugere interação”, ressalta.
Além da nova produção, está em processo de criação o projeto “Azulquente”, premiado também no ano passado com o Prêmio Artes Cênicas na Rua, da Fundação Nacional de Arte (Funarte), previsto para este ano. Encontros acontece às 16h, no calçadão do comércio, (próximo à loja Insinuante). Mais informações pelos telefones 8823-4112 ou 9121-4112.