×

Maceió

Combate a escorpiões: CCZ realiza inspeção em residência

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta sexta-feira (12), uma inspeção em uma residência no bairro da Serraria que registrou infestação de escorpiões. A moradora Juciara Andrade relata que já realizou todos os tipos de intervenção, mas sem sucesso.

“Dedetizo periodicamente a casa, a cada dois dias coloco veneno nos ralos, faço inspeção diária em móveis, roupas, debaixo dos lençóis e com a visita da equipe do CCZ espero que o problema seja resolvido”, afirmou a moradora.

No local, os profissionais do CCZ realizaram as vedações dos ralos e caixas de gordura, fornecendo orientações sobre o combate da praga urbana. Além disso, a equipe irá realizar acompanhamento periódico do local para evitar novos ataques.

“Constatamos que na casa não há baratas, o que atrai escorpiões, nem acúmulo de lixo e entulho, então, o foco desses animais pode vir de residências vizinhas. É importante que cada um chame a responsabilidade para si e realize a limpeza dos locais, evitando o acúmulo desses materiais, pois é nesses ambientes que os escorpiões se proliferam”, afirma Carlos Nery, gerente do Programa de Roedores e Escorpiões.

No mesmo quarteirão da casa inspecionada foi encontrada uma residência fechada, com muito lixo e restos de construção acumulados. A equipe do Centro conseguiu o contato do proprietário do imóvel e vai solicitar que se dirija ao local para realizar a limpeza, pois pode ser o foco da infestação.

Segundo Carlos Nery, quando são realizados esses processos de dedetização e interdição há um desalojamento de escorpiões. “Nesse período eles tendem a aparecer mais e depois somem de vez, dentro de 15 ou 20 dias. Vamos realizar esse processo em todas as casas da rua”, afirma.

Ações preventivas

Há medidas que podem contribuir para que esses animais mantenham-se afastados das residências e acidentes sejam evitados:

– Mantenha o interior da casa e a área ao redor da residência limpos. Pulverize jardins e limpe terrenos baldios;

– Aranhas e escorpiões preferem ambientes escuros e úmidos. Por isso, faça a limpeza dos armários. Examine calçados e roupas antes de usá-los;

– Faça a vedação de frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés. Utilize telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

– Em locais ou situações de risco de acidentes por animais peçonhentos, como matas, telhas, áreas com acúmulo de lixo, serviços de jardinagem, atividade de lazer e limpeza e deslocamento de móveis, sempre utilize equipamentos de proteção individual (EPI’s), como luvas de couro, botas de cano alto e perneira;

– Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou atacá-lo, mesmo que pareça morto. Não tente removê-lo sem ajuda de um profissional qualificado.