×

Alagoas

CAV Crime efetiva ações de assistência para 2010

Antigo Hotel Beiriz é a nova sede do Cav Crime, facilitando o acesso do cidadão

Desde o último dia 22, o CAV Crime — Centro de Apoio as Vítimas de Crime-, passou a atender na Rua João Pessoa n.° 290, 1° andar, Centro (antigo Hotel Beiriz). A medida visa melhorar o acesso da população aos serviços do programa. A coordenadora-geral do programa, Thaísa Costa, e sua equipe visam a implementação de novas ações e a melhoria, aperfeiçoamento e formalização dos serviços já prestados.

Dentro do atendimento o processo continuará o mesmo: prestar assistência jurídica, psicológica e social as vítimas de crimes violentos. “Não deixaremos de prestar informações sobre seus direitos, orientando e encaminhando cada vítima de crime, independente do tipo de crime. Os casos que já estão em andamento, por sua vez, continuarão sendo atendidos até o seu termo final”, explicou Thaísa.

Ainda este ano, o Cav Crime vai oferecer capacitação aos agentes policiais das delegacias especializadas, sensibilizando-os para o atendimento humanístico e não vitimizante. Irá, também, sensibilizar gestores municipais sobre a importância da Política de Assistência às Vítimas.

“Não ficaremos apenas isolados no Centro. Possuímos um projeto chamado Cav Fala, que tem por objetivo proferir palestras sócioeducativas nas escolas, associações comunitárias, postos de saúde e nos diversos espaços da sociedade para difusão dos Direitos Humanos e das vítimas”, ressaltou Thaisa.

Segundo a coordenadora técnica do Cav, Lilian Lamenha, este ano o maior desafio é o Cav Povo, que irá contribuir na estruturação da rede solidária de atendimento às vítimas através de parcerias com outros projetos em execução no Estado de Alagoas para o fomento da Política de Direitos Humanos, para a qualificação no atendimento e a ampliação da rede de serviços.

Segundo Lílian, a proposta deste serviço é reunir as diversas instituições para discussão e estruturação da rede de serviços. Essas reuniões poderão ser proporcionadas pelo CAV ou por parceiros. “Esta ação já é desenvolvida pelo CAV, mas as dificuldades em termos de política de atendimento tornam a ação morosa, necessitando, portanto, de uma ação continuada e permanente”, enfatiza a coordenadora técnica.

Balanço – Em 2009, O Cav Crime realizou 58 atendimentos e este ano o órgão já está prestando atendimento juríridico, psicológico e social a seis vítimas de crime. Segundo Lílian Lamenha, o novo endereço está facilitando o acesso tanto para quem já era atendido, quanto para os próximos a utilizar o serviço.

“O Cav é de fundamental importância para aquelas pessoas que estão à margem da sociedade e não têm condições de pagar um advogado, uma psicóloga ou ter um serviço social à sua disposição. É um serviço que funciona bem e é de grande relevância. Esse tipo de atendimento já existe em diversos estados e, em Alagoas, tem feito sua parte de maneira exemplar”, afirmou Lílian.