Iniciada há duas semanas, a campanha para que usuários do transporte público adquiram gratuitamente o Cartão Bem Legal Cidadão continua sendo realizada dentro dos coletivos de Maceió. O objetivo é fazer com que as pessoas deixem de utilizar o dinheiro para a passagem dos ônibus, aumentando assim a segurança, o conforto e a agilidade durante os deslocamentos.
Equipes estiveram dentro dos ônibus, circulando por toda a cidade para orientar os passageiros como deve ser feita a aquisição. Em duas semanas, mais de 550 cartões foram confeccionados. A estimativa é de que este número chegue a 20 mil durante dois meses de campanha.
Para obter o Cartão Bem Legal basta comparecer em um dos postos de atendimento da Transpal localizado na Rua Buarque de Macedo, Centro, ou na Avenida Durval de Goés Monteiro, na entrada do Conjunto Cleto Marques Luz. As pessoas devem levar a carteira de identidade e o CPF (todos originais) e o Cartão Bem Legal Cidadão é retirado na hora. A recarga também já pode ser feita nos postos de atendimento.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, a iniciativa, em conjunto com as operadoras do sistema de transporte público, pode reduzir os índices de assaltos dentro dos coletivos, já que com a aquisição do cartão, a tendência é de que este tipo de delito diminua devido a não utilização de dinheiro para passagem.
A campanha acontecerá diariamente dentro dos ônibus até o mês de outubro. Atualmente mais de 274 mil passageiros em Maceió utilizam o Cartão Bem Legal como forma de passar pela catraca nos coletivos.
