×

Volta do CSA pela janela: Mais uma imoralidade das Alagoas

Ao anunciar no início dessa semana, a possibilidade do retorno do CSA ao rol dos times que participarão da 1ª divisão do nosso pobre futebol alagoano em 2010, a FAF acenou com uma possível e inaceitável virada de mesa no esporte do nosso combalido e desmoralizado Estado.

Quando vemos a CBF, garantir nos últimos nove anos a permanência de times do porte de Corinthians, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Atlético-MG, Coritiba e Grêmio, dentre outros, na segunda divisão do nosso futebol brasileiro, chego a conclusão que esse tipo de exemplo ainda não foi assimilado pelos dirigentes da Casa do Futebol Alagoano.

O lugar garantido do CSA é na segunda divisão no ano que vem e qualquer outro posicionamento a esse respeito, pega mal e desmoraliza ainda mais um Estado que não goza de bom conceito ético e moral à nível de Brasil. Não podemos aceitar que a velha e corrompida virada de mesa venha à tona em pleno século XXI, tendo inclusive, para piorar as coisas, apoio de grande parte de confrades e confreiras no nosso Estado, o que é inaceitável para profissionais que clamam por justiça nos seus respectivos dia-dia. Alguns, inocentemente ou não, poderão alegar que o possível retorno do CSA se dará por conta do afastamento ou licença do Corinthians Alagoano, o que abriria uma nova vaga para o campeonato do ano que vem. Pois então que se coloque mais um time que esteja disputando a Segundona, não se esquecendo de dizer que até aqui, o Penedense tem o seu lugar garantido na competição, através da vitória numa ação judicial contra a própria FAF. Nossa Federação quer realizar a competição com quantos clubes? dez, onze ou doze times?

Acho que o lugar do Centro Sportivo Alagoano é na 1ª divisão do futebol alagoano, entretanto, por convicção pessoal e formação moral, creio que o Azulão tem que reconquistar esse direito dentro de campo, jogando e vencendo o campeonato de acesso do próximo ano. Qualquer outra coisa além disso, cheira tirineta, maracutaia e outras coisas da mesma analogia. Não podemos, enquanto imprensa, comungar e pactuar com essa triste e terrível possibilidade, que significaria mais uma enorme nódoa na moral de Alagoas.

Para reativar a memória de alguns, digo que também na Europa, times de tradição e torcida foram rebaixados e disputaram dentro de campo o acesso ao primeiro escalão do futebol em seus países. O exemplo mais recente foi a Juventus de Turim, time com maior número de títulos (scudetto) na Itália, que foi rebaixado por estar envolvido num esquema de corrupção naquele país, sendo penalizado por isso, cumprindo rigorosamente a determinação judicial, disputando a 2ª divisão e retornando no ano seguinte à elite do Cálccio. Já pensaram se essa moda pega por aqui? Times serem punidos por envolvimento em esquemas os mais diversos de corrupção. Quando será?

Acredito que até mesmo o sensato torcedor do time Marujo e o desportista alagoano possuidor de bom senso e de princípios éticos, não aceitem que esse retrocesso venha a acontecer na pobre e maculada Alagoas.