×

Negócios/Economia

Banco Mundial pode antecipar liberação de recursos para Alagoas

A missão do Banco Mundial (Bird) em Alagoas foi encerrada nesta quarta-feira (31) com um balanço positivo das ações e metas que já foram cumpridas pelo governo do Estado, e que compõem o acordo firmado com o banco em 2009. Durante três dias, os consultores do Bird se reuniram com os secretários e técnicos das pastas do Planejamento e do Orçamento, da Gestão Pública e da Fazenda, para avaliar os avanços, identificar os obstáculos e propor formas de superá-los.

A previsão é de que os consultores do Bird retornem no mês de maio para dar andamento às ações que ficaram em aberto. Com tudo resolvido, a liberação do recurso, prevista apenas para o segundo semestre, será antecipada. “Agora concentraremos nossos esforços para darmos andamento ao que está pendente. Já conseguimos avançar em muitas ações, cumpriremos mais uma etapa importante para o Estado”, destacou o secretário do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira.

Segundo o consultor do Banco Mundial, Carlos Nerosky, o cumprimento das metas é condição essencial para a liberação de parte do empréstimo no valor de R$130 milhões. “O programa está avançando de forma satisfatória. A maior parte das metas vêm sendo cumprida dentro do que foi pré-estabelecido no acordo”, disse Nerosky.

Além dos técnicos dos órgãos ligados ao planejamento, gestão e finanças do Estado, participaram do encerramento da missão do Banco Mundial os secretários de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Sérgio Moreira, da Fazenda (Sefaz), Maurício Toledo, da Gestão Pública (Segesp), Guilherme Lima, o secretário Adjunto da Seplan, Antonio Carlos Quintiliano, e o diretor-presidente da Agência de Modernização da Gestão de Processos, Francisco Beltrão.