O próximo titular da Secretaria de Saúde de Penedo será anunciado até a próxima quarta-feira, 17, segundo declaração do prefeito Israel Saldanha (DEM) à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz). A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 12, durante o programa Lance Livre, um dia após a saída do cirurgião dentista Carlos Roberto Cerqueira de Menêses do cargo, notícia divulgada em primeira mão pelo site aquiacontece.com.br.
Apesar de antecipar o anúncio do novo ocupante do cargo ao repórter Luiz Carlos, Israel Saldanha não citou nomes, mas assegurou que não haverá o remanejamento da primeira-dama Elenice Saldanha, atual titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) para assumir a Secretaria de Saúde. Ainda durante o comentário, Saldanha deixou escapar que sua esposa, médica especializada em Pediatria, já teria inclusive declarado que gostaria de deixar o comando da pasta para dedicar-se exclusivamente ao seu consultório médico.
De toda forma, o escolhido para o cargo em aberto será o quarto a ser nomeado durante a atual administração municipal, número superior (e não igual como divulgado anteriormente) ao registrado durante os quatro anos de mandato do ex-prefeito Március Beltrão (PDT), no qual apenas três pessoas assumiram a pasta.
Ex-secretário alegou ingerência na pasta
Como havia dito ao aquiacontece.com.br, Saldanha voltou a afirmar que Carlos Roberto alegou questões pessoais para sua demissão (confira no link notícia relacionada, abaixo desta). Ao site, o ex-secretário declarou que algumas decisões relacionadas à pasta só eram passadas ao seu conhecimento depois de efetuadas, situação que caracteriza ingerência administrativa, motivo alegado para o pedido de demissão. Carlos Roberto esteve à frente da Secretaria de Saúde de Penedo por cinco meses, escolha que também foi divulgada no portal de notícias aquiacontece.com.br antes do anúncio oficial.
Ainda durante a entrevista à Rádio Penedo FM, Saldanha negou qualquer tipo de interferência por parte da Secretaria Municipal de Finanças. “Todos os três secretários (Eduardo Regueira, Rozali Cavalcante e Carlos Roberto) eram gestores de sua pasta, não houve interferência financeira”, afirmou, ressaltando necessidades eventuais de recursos solicitados. O prefeito frisou ainda que somente a folha de pagamento de pessoal lotado na Secretaria de Saúde consome 40% do orçamento da prefeitura com servidores e justificou sua presença e da secretária de Ação Social na Secretaria de Saúde para conhecer melhor os problemas do setor.
Remédios vencidos no almoxarifado
Durante o período de atuação direta na Secretaria de Saúde de Penedo, Israel e Elenice Saldanha constataram, por exemplo, falta de condições estruturais no almoxarifado dos remédios, “um ambiente totalmente inapropriado para esse tipo de serviço”, conforme declarou durante a entrevista sobre o espaço onde são armazenados os medicamentos distribuídos para as farmácias dos postos de saúde. O local que guardava inclusive sucatas de veículos passou por melhoras, mas um novo almoxarifado já está sendo construído, completou o prefeito.
Junto com três farmacêuticos e sua esposa, Saldanha lembrou que contou medicamentos no precário almoxarifado durante um final de semana e, dentre outros trabalhos, encontrou remédios com data de validade ultrapassada. A descoberta foi revelada por Elenice Saldanha em meio à reunião com dentistas e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF), encontro realizado em 15 de setembro na sede do Sindspem (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo).
Reforma e ampliação de postos de saúde
Sobre reforma e ampliação das unidades do (PSF) no município, o prefeito disse que mantém o compromisso assumido, ressaltando que alguns receberam pintura e outras melhorias, “mas, na realidade, a grande maioria dos PSFs não recebeu nenhum tipo de ação de conservação durante esse tempo”, declarou o gestor. Entre os que serão contemplados com serviços necessários, ele citou as unidades dos bairros Vitória, São José e Gabriel.
Em relação à estrutura disponível na zona rural, Israel Saldanha disse que o posto do povoado Santa Margarida já foi beneficiado e que está para iniciar a obra na unidade situada em Palmeira Alta, imóvel que não dispõe de banheiro. O posto do Tabuleiro dos Negros, povoado remanescente quilombola, terá o muro recuperado. Com recursos do governo federal, duas novas unidades serão erguidas na cidade de Penedo, uma no bairro Senhor do Bonfim (Oiteiro) e a outra na Cidade do Povo, conjunto habitacional popular. “As medidas que os recursos forem chegando, a gente vai minimizando a situação”, declarou o político formado em Engenharia Civil.
Reajuste salarial descartado, mas 13º salário está garantido
Em resposta ao questionamento enviado ao chat da Penedo FM, sobre aumento de salário para os servidores que estão com a data-base vencida, Israel Saldanha descartou qualquer acréscimo. “Não existe possibilidade de a gente nem conversar sobre reajuste para os servidores”, afirmou, emendando com as justificativas de que o funcionalismo municipal foi contemplado com um “excelente” aumento em 2009 e a queda de FPM (Fundo de Participação dos Municípios) levou ao comprometimento de 52% da receita da prefeitura somente com pessoal.
Por outro lado, o 13º salário dos servidores está garantido, pagamento assegurado graças ao repasse de cerca de R$ 700 mil pelo governo federal, a título de compensação das perdas do FPM registradas em 2009, segundo comunicada da AMA (Associação de Municípios Alagoanos) aos gestores municipais.
Sobre o estado precário dos ônibus locados à Secretaria Municipal de Educação para transporte escolar, veículos que não teriam sido vistoriados, o prefeito declarou que desconhecia a denúncia. Saldanha acrescentou que o transporte escolar é de responsabilidade de uma empresa terceirizada, contrato no qual consta a obrigatoriedade de vistoria dos veículos para garantir a segurança dos estudantes e se comprometeu em apurar a denúncia.
Em relação as 344 casas da segunda unidade da “Cidade do Povo”, investimento realizado em parceria com o governo estadual, a construção do conjunto habitacional está atrasada em cerca de um ano por entraves burocráticos na Caixa Econômica Federal.
“Engessado” pelos secretários?, perguntou Luiz Carlos
Questionado pelo repórter Luiz Carlos se estaria se sentido “engessado” pelos secretários remanescentes da gestão do então prefeito Alexandre Toledo, que renunciou ao cargo para concorrer a uma vaga de deputado federal nas últimas eleições, Israel Saldanha foi enfático.
“De jeito nenhum, eu convivi com todo o secretariado durante um ano e seis meses, conheço de perto todos os secretários e eu tenho essa forma de caminhar sozinho, de visitar determinados setores para depois chamar o secretário, mas acho que esta não está sendo uma prática muito correta não, a partir de agora, vou chamar cada secretário para me acompanhar”, declarou, completando a observação do experiente radialista que já havia reparado o hábito do gestor em inspecionar serviços e obras da prefeitura solitariamente. Aproveitando o raciocínio,
Saldanha ressaltou que cobrou empenho dos membros do primeiro escalão do governo para cumprir as metas que estabeleceu para o seu mandato.
* Atualizado as 11:09 de 13 de novembro