
Israel Saldanha afirma que é candidato à reeleição
Israel Saldanha declarou que é candidato à reeleição pelo grupo político que o apóia e afastou a hipótese de outro nome sair da mesma articulação. “Não há outra candidatura dentro do nosso grupo, é preciso que isso fique bem claro”, assegurou o atual prefeito de Penedo nesta terça-feira, 04, durante entrevista para a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ).
Nos bastidores da política local, comenta-se que a vereadora Ivana Toledo disputará o pleito, o que significaria um racha no grupo do qual Saldanha faz parte, suposição descartada por Israel. A ex-secretária municipal de Assistência Social é esposa do atual secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo, político que renunciou ao cargo e passou o comando da prefeitura para seu vice há um ano.
Além de descartar a suposição, sem citar nomes de prováveis postulantes ao cargo, o prefeito citou ainda que tem recebido a adesão de pessoas que faziam parte de grupos adversários. “Nós conversamos com todas as frentes políticas, precisamos acabar com essa eterna discórdia entre grupos políticos tradicionais da cidade de Penedo. Enquanto houver sectarismo na cidade de Penedo, quem vai sofrer é a população”, disse o político que critica abertamente a realização de eleições a cada dois anos.
Voto em cabra sem-vergonha
“A população não aguenta mais esse incômodo, ter que votar a cada dois anos num monte de cabra sem vergonha que tem por aí, sair de sua casa para votar em meio mundo de gente que não vale a pena votar, então nós precisamos acabar com isso, definir regras mais claras”, disparou Saldanha que defende a realização de eleições a cada cinco ou seis anos.
A relação do Poder Executivo com a Câmara de Vereadores de Penedo também foi abordada durante a conversa com o repórter Luiz Carlos Oliveira. Parcialmente engessada por ainda não ter formado todas as suas comissões parlamentares, a Câmara está impossibilitada de votar projetos de lei, entre eles a proposta de reforma administrativa que reduz número de cargos comissionados e os gastos da prefeitura, conforme assegurou Israel Saldanha.
Ex-vereador por uma gestão, o atual prefeito analisa que o problema atual é gerado por minoria dos atuais parlamentares e lembrou que durantes seus mandatos na Casa Legislativa o regimento da Câmara era desrespeitado e que a presidência precisava “catar” vereadores para formalizar as comissões parlamentares.
Satisfeito com a gestão
Ao completar o primeiro ano de sua gestão à frente da prefeitura de Penedo, Israel Saldanha (DEM) se declarou satisfeito com os resultados da sua administração, apesar dos problemas enfrentados. Ele fez a avaliação do seu mandato no período que coincide com as comemorações dos aniversários de Penedo (fundação da vila e elevação à condição de cidade), datas celebradas durante o mês de abril.
Questionado sobre obras, Israel Saldanha citou a instalação de uma indústria de cerâmica no município, a maior de Alagoas, e do interesse de empresas em implantar usinas termoelétricas, investimento que para ser concretizado depende do leilão promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) previsto para ser realizado junho.
Caso as empresas que enviaram representantes a Penedo para tratar do assunto superem a concorrência, duas geradoras de energia deverão se instalar no município, estruturas que prometem gerar um novo ciclo econômico para Penedo.
Mercado Público e a “jóia da Coroa”
O prefeito informou que Mercado Público Municipal será inaugurado em 30 de abril, mas a obra que chamou de “jóia da Coroa’ é a nova Escola Municipal Manoel Soares, unidade de ensino situada na Vila Matias com data de inauguração marcada para o dia 28. “É a mais bonita de Alagoas, uma escola pública com todas as características de escola particular de alto nível, com salas climatizadas e material de primeira qualidade”, afirmou Saldanha.
Na zona rural, haverá inauguração de quadras esportivas no Tabuleiro dos Negros e na Palmeira Alta, comunidade que também receberá a reforma do posto de saúde, ampliado e agora equipado com banheiro. Antes dos serviços, a unidade do PSF atendia pacientes e equipe de trabalho sem banheiro. As inaugurações começam nesta terça-feira, 05, com a entrega oficial do Pavilhão do Artesanato, situado na orla ribeirinha.
Orla e Pavilhão da Farinha
Em relação à obra de requalificação da orla penedense, Israel Saldanha disse que ainda não está pronta, citando que a nova iluminação pública do cartão postal da beira-rio penedense terá 43 postes. Outro investimento que também não será inaugurado durante este mês é o Pavilhão da Farinha, situado no centro da maior feira livre da cidade, vizinho do Mercado Público Municipal, obras financiadas com recursos com Programa Monumenta.
Por falar em Monumenta, Israel Saldanha anunciou que a conclusão dos serviços na Casa de Aposentadoria foi autorizada por Brasília. O término do prédio situado entre a sede da prefeitura e catedral católica ficou a cargo da empresa local JD Construções, autorização que finalmente possibilitará a reabertura do imóvel, um dos primeiros de uso público construídos em Alagoas.
LRF e aumento para servidores
Sobre o funcionalismo público municipal, Israel Saldanha voltou a afirmar a impossibilidade de conceder reajuste salarial. “Nós gostaríamos de dar um grande aumento aos servidores municipais, mas estamos limitados pela LRF (54% da Lei Corrente Líquida), estamos completamente de mão amarradas porque estamos muito próximos desse limite”, declarou o prefeito.
“Ou a gente corta despesas com pessoal ou aumenta a nossa receita, parte que estamos trabalhando forte”, completou o prefeito, voltando a falar sobre a instalação dos investimentos citados no início da entrevista e acrescentado que o município está questionando na justiça o resultado do censo realizado pelo IBGE que gerou redução no valor do Fundo de Participação do Município (FPM), principal fonte de recursos do município.
Israel Saldanha ressaltou ainda que a Petrobras está chegando em Penedo para instalar controle do gasoduto por meio de cabos de fibra ótica, serviços que vão gerar de R$ 2 milhões para os cofres do município pela cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço). Ele destacou ainda a atuação da mídia local, com destaque para a Rádio Penedo FM, aproveitando a audiência maciça da emissora para agradecer o empenho dos servidores públicos municipais.