×

Sergipe

Áudio: Começa recadastramento de eleitores em Neópolis

Cadastramento eleitoral em Neópolis começa nesta terça-feira, 14

O cadastramento biométrico que permite a identificação de eleitores por meio de suas impressões digitais começa nesta terça-feira, 14, na cidade de Neópolis, município sergipano situado na margem oposta do Rio São Francisco com Penedo. O prazo oficial em Sergipe teve início ontem, Dia de Santo Antônio, padroeiro do município ribeirinho que celebra a data com feriado.

Os eleitores das cidades de Santana do São Francisco, antiga Carrapicho, e Japoatã – ambas situadas na área da 15 ª zona eleitoral – também podem fazer o cadastramento em Neópolis até que os dois municípios tenham seus próprios locais funcionando para atender as respectivas demandas, segundo informação do chefe do cartório eleitoral de Neópolis, Paulo César Souza Cavalcanti, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

Na emissora que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, o entrevistado informou que o atendimento no cartório eleitoral para o cadastramento biométrico obedecerá a distribuição de senhas em número de 60 por dia. Paulo César disse ainda que o tempo para realizar todo o cadastramento leva em média 12 minutos, período necessário para registros das digitais de todos os dedos das duas mãos e ainda da realização de foto do rosto do eleitor.

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brAinda durante a entrevista, o servidor da Justiça Eleitoral de Sergipe pediu o comparecimento das pessoas para evitar filas desnecessárias no final do prazo que termina no dia 16 de dezembro.

“Não é porque acaba em dezembro que as pessoas devem deixar para ir em dezembro, é importantíssimo o eleitor se conscientizar que o quanto antes ele procurar, menos fila vai causar”, ressaltou Paulo César, lembrando que a não realização do cadastramento gera o cancelamento automático do titulo do eleitor que deixou de atender a convocação.

Os documentos exigidos para realizar o processo necessário para a participação nos próximos pleitos são o atual título de eleitor, CPF, documento com foto (carteira de trabalho, RG ou CNH, por exemplo) e comprovante de residência, original e xerox. Feito todo o procedimento, o eleitor já volta para casa com seu novo título de eleitor que não exibirá a fotografia do dono do documento no título, imagem que constará no cadastro do cartório eleitoral e nos cadernos de identificação do eleitor utilizados na data da eleição.