×

Sergipe

Atenção à Primeira Infância marca segundo dia do Ciclo de Seminários da Undime-SE

A secretária municipal da Educação de Aracaju, professora Márcia Valéria Lira Santana, que também é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime-SE), prestigiou nesta quarta-feira, 17, o segundo dia do Ciclo de Seminários promovido pela entidade, que tratou do tema ligado a Atenção à Primeira Infância para uma Aprendizagem de Qualidade na Educação Básica.

O evento, que reúne gestores de todos os municípios do Estado e acontece em um dos auditórios do Hotel Aquários, teve como palestrante na manhã de hoje a psicóloga Aline de Sá Lopez, que é doutora em Desenvolvimento Infantil. Apaixonada pela primeira infância, ela salientou a importância que vem ganhando a educação das crianças nessa fase de desenvolvimento.

“Não só a simples educação na primeira infância é importante, mas também a preparação para promover e vida e a escolaridade no futuro, bem como, o trabalho preventivo com crianças oriundas de lares de baixa renda”, observou a palestrante sobre o que iria abordar para os presentes sobre o tema da Atenção à Primeira Infância.

Ela chamou a atenção para um outro fator nessa questão, que é o Brasil focar na pré-escola um déficit educacional antes de ingressar na escola. Nesse caso, então, é preciso pensar na prevenção que é um bom começo. Aline de Sá tratou, também, da importância dos conteúdos específicos e dos currículos nas áreas de desenvolvimento.

A palestrante destacou também, a importância dos conteúdos diluídos. “É preciso preparar a criança como um todo, ou seja, ela precisa, por exemplo, aprender a prestar atenção e controlar seus impulsos, o que é fundamental para a educação e a aprendizagem”, avaliou Aline de Sá.

Temas de relevância são abordados

A gestora em educação, professora Maria Dacilene Vieira, que é supervisora do Ensino Estrutura da Semed de Aracaju, falou da importância desse Ciclo de Seminários promovido pela Undime-SE e reconheceu que todos os temas que estão sendo abordados são extremamente interessantes para quem lida no dia-a-dia com a educação.

No caso dela, o foco maior de interesse do evento seria as questões ligadas ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a Provinha Brasil. O IDEB como Política de Melhoria de Resultados das Escolas Públicas e A Importância da Provinha Brasil são alguns dos temas que estão sendo discutidos no seminário.

“Estamos aqui presentes para buscarmos algo de positivo que se some ao nosso conhecimento, e que nos ajude no desenvolvimento de nossos trabalhos e projetos. Por isso, a expectativa em relação a esse ciclo de seminários é a melhor possível, já que, eventos dessa natureza, só contribuem para o crescimento profissional na área da educação”, avaliou Maria Dacilene.